O número de infectados pela gripe A, conhecida como gripe suína, aumentou para 13 na cidade e chegam a 165 os casos. Em Santa Catarina, até a última terça-feira (11), as confirmações são 180 pacientes com a doença e 567 possíveis contaminados.
Por causa do grande número de suspeitos, os governos estão cancelando eventos públicos. O Ministério da Saúde chegou a adiar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que deveria começar no dia 22 de agosto.
As empresas privadas também receberam orientações da Vigilância Sanitária para adiar eventos que envolvam muitas pessoas.
Continua grande o volume de pacientes procurando os postos de saúde com sintomas de gripe. Somente entre 22 e 30 de julho, mais de 1,8 mil pessoas com problemas respiratórios foram atendidas por médicos da rede pública.
A Secretaria de Saúde chegou a cancelar todas as visitas de médicos e enfermeiros às casas de pacientes. Conforme a gerente da Unidade de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, os profissionais deverão dar prioridade ao atendimento nos postos de saúde.
Idade dos infectados
Até agora dois menores de idade estão infectados pela gripe A: uma criança menor de dois anos e outro com menos de 19. No entanto, as zonas de risco são entre 20 e 29 anos, com quatro infectados, e 40 até 49, com 15 doentes. Já entre 30-39 são duas pessoas com gripe A.
Porém, até agora nenhum idoso está com a nova doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário