domingo, 16 de agosto de 2009

Limpeza de margem de córrego causa desconfiança

Por Dinilson Vieira

A limpeza da margem esquerda do córrego que segue ao longo da rua Vereador Conrado de Mire, no bairro Costa e Silva, e que é afluente do rio Cachoeira, causou desconfiança entre moradores, já que toda a mata ciliar foi retirada. Algumas rachaduras começaram a surgir na margem e os moradores temem por deslizamentos de terra, principalmente em períodos de chuva. O serviço foi realizado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura Urbana (Seinfra) e acabou denunciado à Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente), que prometeu enviar um fiscal ao local.

A retirada do mato ocorreu num trecho de aproximadamente mil metros, entre as ruas Guilherme e Prefeito Luiz Carlos Garcia. Segundo reclamações, duas figueiras que decoravam a margem, próximas à rua Senador Teotônio Vilela, também foram arrancadas pelos trabalhadores, o que revoltou ainda mais os moradores.

Elias Germano, residente de um sobrado na margem não afetada, garantiu a derrubada das árvores. “Depois das reclamações, não retiraram mais árvores, mas a mata não foi poupada”, declarou Germano, cujos familiares e vizinhos estão atentos para que a margem que ainda não recebeu o serviço de limpeza não sofra os mesmos problemas.

A cabeleireira Adriane Medeiro, dona de um salão na rua Vereador Conrado, estranhou quando o trabalho foi iniciado. “Pelo que sabemos, barranca de rio necessita de mato para evitar deslizamentos”, disse ela. Outro morador que preferiu ficar incógnito também não gostou do trabalho da Prefeitura: “Ao invés de retirar árvores, deveriam plantar outras”. A Fundema informou que em dez dias fornecerá uma resposta sobre possíveis abusos cometidos pela Seinfra.

4 comentários:

Anônimo disse...

COSTA E SILVA É ACOSTUMADO COM BASTANTE RATOS E SE RETIRAR O MATAGAL OS RATOS SUMIRIAM E ISTO IMCOMÓDA MUITA JENTE.

Anônimo disse...

cade a licença ambiental? isso ta sendo feito de forma indiscriminada nos rios de joinville...a pmj ta passando por eficiente, mas ta fazendo as coisas de forma atrapalhada....façam projetos e licenciem eles nos órgãos competentes, seus incompetentes!!!

Anônimo disse...

Na rua Alfândega,a dona de um terreno baldio tapou, cobriu, fechou, um trecho de rio que ali passava com tubos.
Já bateu fiscal, segundo alguns vizinhos, e nada aconteceu.
Até a última vez que vi tava lá o rio coberto e fim de papo.
Ser a moda pega vão fechar esse aí também.
Eu pensava que isso era proibido.
As pessoas hoje em dia não dão mais bola pra natureza.

Anônimo disse...

É A COMPETENCIA DO PESSOAL DO PT. ELES LIMPAM ATÉ O QUE NÃO PODEM LIMPAR. É A "INCOMPETENCIA PARTICIPATIVA"