quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Rua é palco para “O Quadro das Maravilhas”

Estréia nesta quarta-feira (12) a peça “O Quadro das Maravilhas”, encenada pela Companhia de Teatro da Univille, no estilo comédia dell’art - em que os atores montam o palco ao ar livre para apresentar uma comédia improvisada. O texto foi escrito por Jacques Prevert (romancista francês) a partir da obra “O Retábulo das Maravilhas”, de Miguel de Cervantes. O espetáculo tem a direção de Ângela Finardi, com a participação de Lucas David, como cenógrafo e figurinista.

A história se passa da Espanha da Idade Média e critica as relações de poder, causadas pelas desigualdades de classe e cultura. A música também faz parte da comédia, que tem como foco uma revolução.

Mas tudo começa quando um casal de artistas chega até uma cidadezinha. Chanfala, ator e mestre da enganação, apresenta um quadro em branco para os ricos, com o objetivo de mostrar “As Maravilhas”, que não existem. Como parte da mentira vivida pela nobreza, eles fingem ver personagens como Sanção, touro, ratos e outros falsetes.

Enquanto isso, os explorados - mendigos, camponeses, operários, quebradores de pedra - se juntam para punir essa nobreza, numa calorosa história que passeia pela comédia e pelo drama.

Nenhum comentário: