terça-feira, 4 de agosto de 2009

Maternidade Darcy Vargas abre a sua Semana da Amamentação

A Maternidade Darcy Vargas abriu nesta segunda, dia 3 de agosto, às 10 horas, a programação da Semana Mundial da Amamentação da instituição que neste ano tem o tema "Amamentação: Segurança Alimentar em Qualquer Situação". Logo após a apresentação do coral da MDV e do discurso oficial de abertura feito pelo Diretor da maternidade, Dr. Armando Pereira Júnior e pela Coordenadora do Banco de Leite da MDV, Dra. Maria Beatriz Nascimento, foi apresentado um vídeo institucional sobre a importância da amamentação. O destaque do vídeo foi o trabalho que é realizado pelo Banco de Leite, desde a busca das doações do leite materno, até o controle de qualidade, pasteurização e distribuição.

Segundo Dr. Armando Pereira, o evento foi organizado nos últimos três meses, visando dar destaque para um tema que ganha cada vez maior importância no mundo inteiro. “Nossa programação, além de festiva com o objetivo de envolver as futuras mães, as mães internadas e seus familiares, os profissionais que atuam na MDV, quer sobretudo chamar a atenção da comunidade. Por isso, temos atividades diversificadas numa programação que vai se estender até esta próxima sexta-feira”, observou.

A capacitação de multiplicadores em aleitamento materno da MDV foi realizada antes mesmo da abertura da Semana, ou seja, no período de 15 de junho a 17 de julho, envolvendo os funcionários e estagiários da MDV com o propósito de obter resultados cada vez melhores no que diz respeito aos índices de adesão ao aleitamento materno. “Sabemos da importância, a sociedade compreende e aprova, mas é preciso cada vez mais. Ou seja, o aleitamento materno é um ato que não envolve apenas a mãe e o bebê, mas sim o companheiro, a família, os amigos, os colegas de trabalho. É preciso haver um envolvimento geral, um apoio verdadeiro para que ele se efetive. Este é um dos nossos maiores propósitos durante esta semana”, destacou.

Durante o treinamento foram abordados temas como a importância da amamentação na primeira hora, o manejo clínico da amamentação, onde é possível identificar e executar a pega correta e as complicações da amamentação, que durante a semana serão multiplicados por meio do treinamento prático”, acrescentou Dra. Beatriz.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Sob a coordenação do Banco de Leite Humano da MDV, que é referência no Estado, a Semana Mundial do Aleitamento Materno quer envolver as gestantes que buscam, diariamente, o acompanhamento médico na instituição, os profissionais de saúde das diversas instituições do município e a comunidade.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, a enfermeira Carla Gisele Vaichulonis, o tema deste ano terá como um dos focos a manutenção e reestabelecimento da amamentação em situações de risco, como foi o caso das enchentes que assolaram o Estado no final do ano passado. "Este é um caso que exemplifica bem o tema da Semana Mundial que é segurança alimentar em qualquer situação.

O leite em pó não é o alimento ideal, pois exige preparo, acondicionamento e higienização adequada dos utensílios. Nestes casos, mesmo que a mãe já tenha parado de amamentar, o ideal seria reestabelecer a amamentação, pois o leite materno é o alimento mais saudável e seguro nessas situações”.

A programação da Semana do Aleitamento Materno na MDV inclui palestras para gestantes, café colonial para as mães com bebês na UTI e para as mães doadoras com entrega de certificados para as mães doadoras por executar um amor de amor, bem como a exibição de um vídeo que mostra a rotina da coleta, processamento e distribuição do leite humano doado.

Para os funcionários da MDV, a programação traz um concurso de mural sobre o tema, sessões de massagem shiatsu, yoga, almoço especial, apresentação de coral do coral do Colégio Adventista e feira de artesanato. Haverá também capacitação das equipes dos hospitais Unimed, Dona Helena, Infantil e Bethesda, bom como profissionais da equipe de enfermagem e médica da Secretária Municipal da Saúde.

O Banco de Leite da MDV trabalha 24 horas e conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento de nutrizes com dificuldades ou dúvidas relativas à amamentação. Em junho, somou 32 doadores e 80 litros de leite coletado. O Banco de Leite da MDV supre as necessidades apenas dos bebês da unidade neonatal da maternidade que atende 28 crianças atualmente. O Banco de Leite também atende as nutrizes de outras cidades da região.

CONSCIENTIZAÇÃO COMEÇA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Cerca de 20 alunos, com idade média de 10 anos, do Colégio Adventista Joinville Centro vão assistir a uma palestra e visitar a MDV nesta terça (4), das 10 às 11 horas, e na quarta (5), das 15h30 às 16h30min. Com linguagem apropriada para os alunos, a palestra abordará desde a fecundação até a importância da mama e, principalmente, do aleitamento materno. A palestra visa apresentar o tema aos alunos, reunindo a um só tempo, educação e cultura para a vida adulta. Esta atividade faz parte do Programa Mãe Coruja, coordenado pelo setor de Terapia Ocupacional da MDV.

Nenhum comentário: