sábado, 8 de agosto de 2009

Mesmo condenado à prisão, diretor da penitenciária permanece no cargo

Mesmo condenado a dois anos e quatro meses de reclusão, o diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Richard Harrison Chagas dos Santos, permanece no cargo. Ele e mais quatro agentes públicos foram acusados de espancar três detentos em 2008.

Segundo a denúncia do Ministério Público, que consta no processo, no dia 28 de janeiro de 2008, “três presos encontravam-se algemados, com as mãos para trás, completamente indefesos e foram covardemente agredidos pelos cinco denunciados, os quais desferiram socos, chutes e diversos golpes no rosto, cabeça, orelhas, e por todo seu corpo”. Logo depois da tortura, os detentos foram levados para o Presídio Regional de Joinville, onde tentaram remover os hematomas para não constar no exame de corpo delito.

A advogada do Centro de Direitos Humanos de Joinville (CDH), Cynthia Pinto da Luz, diz que ação do Governo de Santa Catarina, em deixar Richard no cargo, denigre a imagem da política de segurança pública do estado.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania de Santa Catarina, o diretor não deixará a administração porque há possibilidade de se recorrer da sentença. Assim que for condenado em todas as estâncias, o estado vai tomar as medidas cabíveis. O juiz João Marcos Buch, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, conta que em sua sentença colocou a perda do cargo do diretor.

A presidente do Conselho Carcerário de Joinville, Valdirene Daufemback, afirma que moralmente não é correta a permanência do diretor na penitenciária. Ela esclarece que a entidade está monitorando o processo para que se cumpra a execução da pena. Já Cynthia diz que não se pode deixar no comando da penitenciária alguém que é condenado por agressão.
O diretor está recorrendo da condenação. Entretanto, a advogada do CDH afirma que é difícil ele conseguir reverter à sentença.

Segundo fontes dentro da Secretaria de Segurança do Estado, Richard faz um bom trabalho e não há ninguém para colocar no cargo.

A Gazeta tentou falar com o diretor da Penitenciária, mas não conseguiu nenhum contato.

11 comentários:

Rudimar disse...

Tem que fazer uma estátua pra esse cara e não processa-lo , ora pois se ele deu uma surra em alguns vagabundos que estão la, então não fez nada mais doque aquilo que eles mereciam .
Só oq faltava agora , querer que o diretor do presidio faça massagens eróticas nos detentos ....PAU NELES !
Parabéns pela iniciativa !
Surrem mais , todo dia um e aí vamos ver se alguém ainda vai querer fazer besteira para ir preso .

Anônimo disse...

É A TAL DA DESCENTRALIZAÇAO GENTE

ESSE GOVERNO ESTA ATOLADO EM UM LAMAÇAL QUE NUNCA TIVEMOS EM NOSSO ESTADO

Anônimo disse...

Dar surra em preso? Eles já estão privados de liberdade sr. Rudimar. Será que não basta? E se um dia seu filho estiver lá dentro? Será que sua opnião vai ser a mesma? Mais reflexão e menos baboseiras

Anônimo disse...

Não é pra bater.
Mas também não acho que a mera privação de liberdade seja suficiente.
Tem gente lá que só tem endereço fixo preso.
Quando tá aqui fora mora em boate, na casa da namorada, na casa da mamãe que lhe trata melhor do que se fosse um ser honesto.
Tem cara lá que recebe do estado, para sustentar a familia, enquanto a familia da vítima fica penando, se humilhando.
Tem é que acabar com visita de mamãe, de papai, de amigos, limitar a TV, dar o dinheiro do estado para a familia da vítima e não pro safado, fazer acordar cedo pra estudar(na marra), e fazer como no exército(Ginástica básica, hora pra banho, pra comer, pra dormir).
Aí sim será castigo.
Bater é vingança, não resolve nada.
E as mamães que "apóiam" e super-protegem seus filhinhos ladrões, estupradores, assassinos e drogaditos que sejam obrigadas a fazer tratamento psicológico.
São muitas dessas que financiam essa M...!!!

Cristian disse...

se um deles tiver la é pq mereceu, se estao matando e roubando é por falta de educação em casa, tem q apanha mesmo TEM QUE TER A LEI DE CONDENAÇÃO A MORTE ... vagabundo com é vagabundo morto,

e na sua opinião sr. anonimo, se um deles entrassem em sua casa roubasse vc e e esspancassem sua familia oq o sr. pansaria disso!!!

cala boca antes de defentes esss marginais!!!

Anônimo disse...

Porque o Ministério Público do Estado não vão atrás de traficantes, ao invés de perseguir o Diretor da Penitenciária que está fazendo um bom trabalho???
Quando nao se tem nada para fazer, ficam procurando pêlo em ovo. Vamos trabalhar gente, sugiro que o Ministério Público levante a bandeira contra ao Crack.... Abraços

Anônimo disse...

senhor diretor da penitenciaria voce nao esqueça que tem algumas fotos de preso espancado por voce duvide pra ver irei mandar para direito humano internacional se o nacional nao der conta duvidaaaaaaaaaaa ?????????????????

Anônimo disse...

bater nun ser humano e a pior das desumanidade ainda mais de alguem que ganha para cuidar ?? OUTRA QUE NAO ENTENDI A SECRETARIA ACHAR QUE ESTE DITO DIRETOR SEJA INSUBISTITUIVEL ? ISTO E UMA VERGONHA SENHOR GOVERNADOR E SENHOR JUIZ AO QUOL SUA SENTENÇA NAO FOI COMPRIDA E SE FOSSE UM ZE NINGUEM??????

Anônimo disse...

Ta preso e condenado , é pq fez por merecer , então se começar a adar problema tem que surrar mesmo .
E esses idiotas ai que estão defendendo preso é pq nunca foram ou tiveram alguém da familia molestados por esses marginais . Além do mais só vai apanhar quem estiver descumprindo as regras .
PORRADA NESSES CARAS .
MUITA PORRADA MESMO !!!!!!

Fabiola de Souza disse...

Infelizmente chegou a esse ponto. Já passou a época que as pessoas diziam que esse era um lugar bom de morar. Bom? Hoje? O caos tomando conta. Governador sendo cassado por usar irregularmente bens públcos em campanha política. Prefeito que não cumpre pagar verba do artigo 170 para estudantes carentes na Universidade, sendo que é direito de quem comprove não ter condições. Caos na saúde, falta de médicos, precariedade no atendimento médico nos PA's, onde todos sao colocados na mesma sala (fechada), se não está com gripe A então irá ficar. E agora pessoas que são pagas para proteger, guardar e manter a ordem causando desordem. Precisa de mais alguma coisa?

Acredito que devemos rever o que estamos fazendo com nosso voto. A culpa é nossa de colocar gente que nao presta no governo e deixar isso chegar onde está!

Acorda povo!!!!!!

Anônimo disse...

ai senhores meus parabens ao diretor da penitenciaria voçe passou por cima da lei, por cima da condena , por cima do dr joao marcos , juiz , direitos humanos , cintia e tudo mais ate hoje nao sei quem e mais inbecil,o povo , o presos , a justiça , so ti resta sr harrison , justiça divina ?? quero ver voçe escapar por esta , so estou esperando voçe se candidatar para colocar umas fotos para ver se vai ganhar isto eu duvidooooooo ??????? ass abin lade ????