quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Depois dos cães enterrados vivos, gatos vão parar na Prefeitura

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

Depois do caso dos dois cães enterrados vivos no terreno da Secretaria Regional do Costa e Silva, fato que rendeu a exoneração de um gerente da unidade administrativa, abertura de uma sindicância interna e investigação por parte da Polícia Civil, a Prefeitura se envolveu em mais um assunto polêmico que teve animais como protagonistas. Na quarta-feira (10), uma comerciante revoltada por não conseguir dar destino a 10 gatos abandonados no quintal da casa do filho, decidiu depositar os animais em caixas de papelão na frente do prédio do Paço Municipal, na avenida Beira Rio
.
Durante as mais de três horas em que os bichanos permaneceram no local, cenas inusitadas quebraram a rotina do local. Em certo momento, por exemplo, um dos gatos não gostou do assédio de curiosos, deu um pulo para fora da caixa e disparou pelo saguão de espera para o atendimento de contribuintes, causando espanto e pena entre dezenas de pessoas, já que o animal estava visivelmente ferido numa das pernas. Dez minutos depois, o gato foi recapturado e reconduzido à caixa.

Foi a comerciante Arlete Gandolph quem levou três gatos adultos e sete filhotes até a Prefeitura. Ela explicou que os animais foram abandonados no quintal da casa do filho, no bairro Boehmerwald e que chegou a telefonar para que a Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) tomasse providências. “Também liguei para entidades protetoras de animais e não houve interesse. Então resolvi tomar uma atitude radical”, disse Arlete, que reside em São Francisco do Sul e estava passando alguns dias com o filho.

“Aqui aparece de tudo”, comentou o vigilante da Prefeitura, Clóvis de Oliveira, referindo-se à atitude de Arlete. A comerciante chegou a ser encaminhada à secretaria de gabinete do prefeito Carlito Merss (PT), onde obteve a promessa de que os gatos seriam encaminhados a um abrigo de animais.

Até as 18h, quando não havia mais expediente na Prefeitura, os gatos permaneciam na porta do prédio, porém em número menor, já que dois dos três animais adultos já tinham fugido pelos terrenos vizinhos. Quem saiu perdendo foram os filhotes, pois a gata que os amamentava estava entre os animais fugitivos. A assessoria de imprensa da Prefeitura foi chamada várias vezes pela reportagem para dar alguma resposta sobre qual seria o destino dos gatos, mas não deu retorno. Só mais tarde é que os gatos foram destinados para adoção. 

Crueldade
No Costa e Silva, uma cena de crueldade chamou a atenção de funcionários do Pronto-Atendimento Norte, no último dia 2. Os funcionários viram dois cães serem enterrados vivos no terreno da secretaria regional do bairro, que fica nos fundos do pronto-atendimento. Testemunhas contaram que um empregado da própria secretaria amarrou os animais e depois os encobriu de terra com uma patrola (trator). Os cães não tiveram chance de escapar e morreram na hora, asfixiados.

O acusado do ato teria afirmado que decidiu sacrificar os animais porque eles estavam doentes. Afirmou que os cachorros estavam babando, o que contraria a versão de testemunhas, que disseram que o animais estavam saudáveis. Mais tarde, laudo veterinário constatou que os cães morreram por asfixia e não apresentavam sinais de contaminação por produtos químicos. Um gerente da regional foi exonerado e a Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.

11 comentários:

Anônimo disse...

Regional agora é campo de concentração pra cachorro?
Acharam uma função pra elas então.
Por que só vejo regional como cabide pra puxa-saco de políticos.
Regionais tem que acabar.

Anônimo disse...

O CARLITO, O NAIM E MÁRCIA ALACON SÃO BURROS, INCOMPETENTES E CONIVENTES O GERENTE NÃO DEVIA SER EXONERADO, MAIS SIM DESTITUÍDO DO CARGO.

Anônimo disse...

Opa, gatos em Caixas na porta da Prefeitura.
Será que não era o Tebaldi e sua turma disfarçados, querendo entrar ali novamente?
Não Deixem, por favor.
E o povo burro que deixe de ser egoísta e medíocre, querendo que num passe de mágica se arrume o que foi destruido por Teba e seus comparsas e LHS ao longo dos anos. . Abraços a todos.
Carlos Roberto
karlosr_silva@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ouvi falar que o dinheiro para um centro de controle de zoonoses foi enviado do governo federal(Lula)e foi o ex-prefeito(Tebaldi) que não fez a obra, sendo que este dinheiro foi então devolvido ao governo federal.
É verdade isso?
Se for, de que lado jogava este ex-prefeito?
Vem o dinheiro e não faz a obra?
Pô!

Léla disse...

Taí uma boa pauta para o jornal: verificar se essa grana veio ou não e se veio, onde foi aplicada???

Anônimo disse...

Foi para no bolso dele !!!

Anônimo disse...

Que mulherzinha mais sem coração!!! Negar ajuda a uma gatinha com filhotes! Que noje desta gente podre! E a Prefeitura nada de fazer sua parte. Provavelmenta a gatinha foi abandonada por causa das sucessivas ninhadas. Bastava castrar! Bastava a Prefeitura ter um programa de castração!

GUAPECAS disse...

A verba para a construção do CCZ veio para o Governo CARLITO, porém, perdemos pois não tinha um projeto do CCZ pronto! Absurdo..

GUAPECAS disse...

Até quando as pessoas vão continuar jogando a responsabilidade para cima dos outros? Tudo bem que os gatos foram deixados (abandonados) indevidamente na casa dessa senhora, mas isso não justifica que ela os ABANDONE pela segunda vez em frente à Prefeitura.. Cães foram enterrados vivos por funcionários dessa mesma Prefeitura que prometeram encaminhar esses gatos à um abrigo de animais. Que abrigo? Joinville NÃO tem abrigo Municipal, CCZ.. Vão levar pro abrigo animal?! Vão contribuir para a super lotação de lá?! Tô cansada desse jogo de empurra-empurra e da falta de responsabilidade da sociedade.
Bruna Bachmann Toneli - GUAPECAS - Grupo de Apoio e Proteção aos Cães Abandonados
(bruunatonelli@hotmail.com)

Rodrigo disse...

É um absurdo isso!

Os pobres dos bichos de um lado para o outro. E tem gente que acha que é obrigação do Abrigo ficar com esses bichos.

Não esqueçam que o Abrigo está super lotado e não tem condições de cuidar desses bichos. E não é obrigação do Abrigo.

Quem tem obrigação é o poder público.

Hoje o Abrigo e seus voluntários fazem um trabalho muito legal e por amor aos bichos.

No entanto essa responsabilidade é do estado.

O Abrigo viria como um trabalho e apoio um complemento.

Esse abandono de animais indiscriminado acontece porque não existe fiscalização nem punição.

Criador não paga imposto e vendem os bichos sem castração.

Anônimo disse...

Os gatos foram destinados para adoção aonde???

Que eu saiba a prefeitura de Joinville não dispõe de local para tal.

Ou será que a Prefeitura também enterrou os bichos?

Uma vergonha!

E essa senhora também deveria ter um pouco de responsabilidade.

Abandonar animais é crime!!!