segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Humor negro invade palco

Por Jacson de Almeida

Influenciados pela tendência da moda e pelas notícias que surgem nas páginas policiais dos jornais todos os dias, um casal arquiteta “eliminar” os próprios pais. Essa é síntese da peça Crimes Delicados, da companhia “Acontecendo por Aí”, que estará em cartaz no sábado (27) e no domingo (28), no teatro do SESC Joinville, ambos às 19h30. Com entrada franca, o humor negro promete uma trama diferente, envolvente e divertida.

Com direção de Pepe Sedrez - conhecido também por dirigir o impactante Volúpia (2008) - o espetáculo foi escrito pelo autor mineiro José Antônio de Souza. No humor negro, o casal de classe média alta, antes de eliminar os pais, precisa treinar. É aí que entram os animas de criação e os empregados da casa.

No espetáculo Crimes Delicados, o autor explicita a crítica social e, apesar de ter escrito o texto na década de noventa, traz um tema bastante atual devido às recentes notícias sobre os crimes acontecidos no Brasil.

Os personagens Hugo, Dalila e Efigênia são interpretados pelos atores Luciano Estevão, Melize Zanoni e Lenita Novaes.

O grupo

Neste ano a companhia “Acontecendo Por Aí” completa 20 anos. O grupo vem optando pela montagem de textos nacionais, apresentando também novos dramaturgos à comunidade. Com suas últimas montagens, o grupo conquistou mais de trinta prêmios nacionais, viajou por diversos lugares do Brasil e recebeu convites para abrir e encerrar festivais nacionais de teatro.

Durante duas décadas a companhia realizou diversas montagens, optando sempre por uma linguagem calcada no trabalho do ator, propondo também uma aproximação entre espectador, espetáculo e grupo.

O diretor

Pepe Sedrez, vivendo desde 1986 do teatro, é diretor convidado de espetáculos de Blumenau e região. Em 2005, dirigiu o trabalho “Sujos”, do Grupo K, de Blumenau; “Crimes Delicados”, do Grupo Acontecendo por Aí; “Noite”, do Grupo Porto Cênico de Itajaí e por fim “Carlos Marighella e o Chamado de Cangoma”, com o Grupo Vermelho de Teatro.

É também conhecido pela peça de grande impacto Volúpia, que já esteve em Joinville em outras oportunidades.

Na Cia Carona de Teatro, de Blumenau, dirigiu os espetáculos “Lendo e Aprendendo” (1995), “Arquivos” (1996), “Romeu e Julieta” (1999), “Então, é Natal...”(1999), “Os Camaradas Médicos” (2000), “O Homem Ajuda o Homem” (2000), “Os Camaradas” (2001), “A Parte Doente” (2005), “Urano quer Mudar” (2006), e “Renato, o menino que era Rato” (2008).

Pepe Sedrez presidiu a FECATE - Federação Catarinense de Teatro (1997-1999) e a Associação Blumenauense de Teatro (1995-1996). E ao longo de sua trajetória, participou de oficinas com o Grupo LUME - de Campinas/SP, Grupo XIX - São Paulo, Periplo - Buenos Aires, Via Rose – Itália.

Nenhum comentário: