segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tempestade causa incêndio e destrói empresa; no centro, raio fere um

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

A tempestade com ventos de até 90 km/h e chuva de granizo que atingiu várias regiões de Joinville na tarde desta segunda-feira (8) causou um incêndio que destruiu totalmente a empresa atacadista de alimentos Sardagna, no bairro Bom Retiro. De acordo com a Polícia Militar, uma pessoa foi atingida por raio na rua 9 de Março, próximo ao Terminal Urbano Central de ônibus. Faltou energia elétrica por até duas horas em 45% dos consumidores da Celesc. Semáforos pararam de funcionar, confundindo o trânsito, e dezenas de placas de propaganda despencaram, além de casas terem sido destelhadas por causa da força dos ventos..

De acordo com funcionários da Sardagna, o fogo foi provocado por volta de 15h30, quando o dia escureceu devido à aproximação da tempestade. A força dos ventos derrubou uma parede nos fundos da empresa, iniciando um curto-circuito. O mesmo curto pode ter sido provocado por um raio, segundo testemunhas. Dentro do galpão havia toneladas de produtos alimentícios e de limpeza. Havia material de fácil combustão, como fardos de papel higiênico, e inflamável, como milhares de caixas de álcool de uso doméstico. Os prejuízos materiais foram de aproximadamente R$ 30 milhões.

O técnico em manutenção Sandrionir Siqueira afirmou que tudo aconteceu muito rapidamente. “O curto começou e tentamos apagar o fogo com mangueiras de água e extintores, mas não houve jeito. Tivemos de abandonar o local por causa do calor intenso”, afirmou ele. Em minutos, o fogo com chamas de cerca de 20 metros havia tomado todo o galpão, mas não havia notícias de vítimas entre os cerca de 300 pessoas que trabalhavam direta e indiretamente para a empresa.

Oito viaturas do Bombeiros Voluntários de Joinville atenderam a ocorrência, inclusive o veículo equipado com escada magirus. Os bombeiros se preocuparam mais em evitar que o fogo atingisse construções vizinhas e manter os arredores resfriados, já que tentar salvar algum bem material seria impossível. Foram gastos mais de meio milhão de litros de água para controlar as chamas. Altair Sardagna, dono da empresa, estava desconsolado e teve que ser amparado por parentes, amigos e empregados.

No Centro, onde faltou eletricidade, uma pessoa foi atingida por um raio próximo ao Terminal Urbano Central de ônibus. O socorro foi feito imediatamente. Agentes municipais de trânsito agiram para impedir maiores transtornos nos cruzamentos onde os semáforos pararam de funcionar em vias da grande movimento, caso da Getulio Vargas..

A Celesc recebeu mais de 400 chamados de falta de energia, a maioria proveniente da zona Norte. Até a manhã desta terça-feira (9), o bairro Santo Antônio permaneceu sem eletricidade em boa parte de seu território. Na região Leste, compreendidas por bairros como Jardim Iririú, Comasa e Aventureiro, choveu granizo. Em vários pontos da cidade houve destelhamentos de casas. De acordo com a Defesa Civil estadual, que auxilia a municipal cerca de mil residências e três escolas foram atingidas com algum tipo de prejuízo. Mais de mil pessoas ficaram desalojadas. Na rua Princesa Isabel, Centro,uma árvore caiu sobre um carro, mas não haveria notícia de feridos.

Nenhum comentário: