quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Incêndio destrói casarão histórico no Centro

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

O casarão histórico abandonado de número 82 da Ruas das Palmeiras, no Centro de Joinville, foi destruído por um incêndio na manhã desta quinta-feira (18), mobilizando 20 bombeiros voluntários e quatro viaturas da corporação. O fogo começou por volta de 10h e, segundo investigações da Polícia Militar, teria sido provocado, já que o imóvel estava com a energia elétrica desligada. O acesso ao Centro pela rua Três de Maio foi bloqueado para facilitar o trabalho dos bombeiros.

O casarão atingido pelo fogo e outro vizinho de número 66, também abandonado não são vigiados, o que facilita para que sejam freqüentados por consumidores de drogas, principalmente à noite. Os dois imóveis formam um conjunto arquitetônico que passa por um processo de tombamento pela Fundação Cultural da cidade bastante omplicado, já que o proprietário tinha interesse em vendê-los.

Os dois imóveis servem, além do consumo de drogas, como depósito de lixo e banheiro público. O fogo começou pelo pavimento inferior do casarão e rapidamente se alastrou para todo o imóvel. Parte do telhado desabou e uma parede que faz divisa com um estacionamento podia cair a qualquer momento. A preocupação dos bombeiros era de que o fogo não atingisse os carros no estacionamento. Não houve feridos e nem detidos para averiguação sobre a suspeita do fogo ter sido provocado.

Nenhum comentário: