sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Um ano em obras e nada resolvido

Um ano se passou depois da morte da menina Kelly Kruger e o Centro de Educação Infantil (CEI) Espinheiros, protagonista da tragédia, continua interditado. A criança morreu ao brincar numa balança do parquinho da instituição. O fato aconteceu em março do ano passado e, desde então, o CEI foi fechado e permanece em obras. Na semana passada, a Secretaria de Educação fez um pedido para desinterditar o local. No entanto, a fiscal da Vigilância Sanitária, Lia Abreu, negou.

De acordo com ela, o Centro de Educação permanece em obras, oferecendo risco às crianças, como a falta de ventiladores nas salas de aula. Além disso, alguns lugares permanecem sem toldos e muita coisa falta acabar.

Depois da morte da menina Kelly, que comoveu a todos, o pai dela, Zenaldo Kruger, começou sua batalha para que o CEI Espinheiros volte a funcionar corretamente, sem risco para os alunos. Mesmo residindo em São Bento do Sul, viaja a Joinville sempre para ver a situação das obras no CEI. Nesta semana esteve novamente no local e lamentou o que ele chama de descaso. “Passou um ano; os toldos caíram e está tudo infiltrado”, diz.

“Agora pressionam, querem desinterditar porque é ano eleitoral. É uma vergonha”, lamenta.

Nos últimos dias, Zenaldo enviou uma carta à imprensa falando do caso dos cachorros que foram enterrados vivos em uma secretaria regional de Joinville. Carlito se pronunciou e pediu seriedade no caso para que culpados pagassem pelo erro. No entanto, segundo Zenaldo, quando Kelly morreu, o prefeito não apareceu e nem falou sobre a tragédia. “Lamento o jeito que o governo trata as crianças”, desabafa.

A Vigilância Sanitária espera um novo pedido de desinterdição, que deve acontecer nos próximos dias já que a Secretaria de Educação pretende iniciar as aulas no dia 18 de fevereiro.

A Secretaria, através da assessoria de imprensa, diz que as reformas demoraram mais porque foram feitas várias obras, mais do que as pedidas pela fiscal da Vigilância Sanitária.

No CEI interditado em março de 2009, alguns erros na estrutura foram identificados. Mas o governo fez reunião com a Associação de Pais e Professores (APP), juntamente com a diretora do centro, e identificaram outras obras que precisavam ser feitas. As aulas estão previstas para logo após o carnaval, no dia 18.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Jardim Cachinhos de Ouro - Pirabeiraba - foi hoje interditado. Uma vergonha - fora secretario da educacao.