Moradores do Itaum ficaram sem água por três dias por causa de obras no sistema de telefonia. Operários da PCI Telecomunicações, que escavavam para implantar a rede de telefone, arrebentaram um cano de água. O rompimento do cano aconteceu na quarta-feira (10) e até a sexta-feira (12) o sistema não havia sido restabelecido.
Todos os moradores da Rua Tatuí reclamavam na demora para consertar o cano quebrado. Na quinta-feira (11), a reportagem esteve na casa de Vanda Brezink, 64 anos. Ela reclamava na demora da Companhia Águas de Joinville (CAJ) em resolver o problema. “Eles não fazem nada”, lamenta.
Conforme Vanda, a sorte da família é que tinha comida congelada na geladeira, pois senão não haveria como fazer o almoço ou jantar. “Hoje à noite ninguém vai tomar banho”, diz. São seis pessoas que usam água na residência dela.
Vanda conta que foi perguntar quando voltaria a ter água em sua casa. A resposta que recebeu dos operários da CAJ foi categórica: não há previsão.
O funcionário da Ambiental, empresa terceirizada que presta serviço para CAJ, Adilson Antunes, conta que estão tentando consertar o cano desde quarta-feira. “Nós arrumamos num lugar e o pessoal da GVT estoura em outro ponto”, diz. Mas ele garantiu que na quinta-feira o problema seria resolvido. O que não aconteceu.
Adilson lamenta os problemas ocorridos e alerta que a GVT deveria ter um encanador para resolver estes problemas.
Já os funcionários da PCI Telecomunicações, empresa que presta serviço para a GVT, alegam que o problema está com a CAJ. “A rede estourou às 13 horas. Ligamos para a companhia e eles só vieram às 18 horas”, conta João Pereira, trabalhador da obra.
João explica que o caso de quebrarem o cano foi isolado e que isso nem sempre acontece. “A gente tem autorização da Conurb (Companhia de Desenvolvimento Urbanização de Joinville) para fazer a obra. Já o problema da água é com a CAJ”, diz.
Sistema de esgoto não funciona
Os problemas envolvendo a Companhia Águas de Joinville no bairro Itaum não param por aí. O lado esquerdo da Rua Tatuí não tem acesso ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. Mesmo assim, os moradores pagam a tarifa de 80% sobre o valor gasto de água.
O sistema foi instalado há mais de 10 anos e somente em 2009 a CAJ passou a cobrar pelo servido ainda não prestado. No entanto, a coleta de esgoto não funciona porque a tubulação foi colocada num nível bem acima das casas. Os moradores terão que comprar um motor para jogar o esgoto até a tubulação.
Morador da casa número 233, João Carlos da Neves, 58 anos, conta que colocaram a tubulação de esgoto e pediram para cada família arrumar. Mas a luta dele é para afundar o sistema de esgoto. João Carlos já gastou R$ 1,5 mil para comprar o motor que jogará o esgoto até a rede.
“Terei ainda que mudar a instalação da minha casa e gastarei mais R$ 300”, diz João. Mesmo sem ter seu esgoto tratado, ele paga os 80% de tarifa desde o início do ano passado.
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