terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ruas inteiras sem fornecimento de água

Moradores do Itaum ficaram sem água por três dias por causa de obras no sistema de telefonia. Operários da PCI Telecomunicações, que escavavam para implantar a rede de telefone, arrebentaram um cano de água. O rompimento do cano aconteceu na quarta-feira (10) e até a sexta-feira (12) o sistema não havia sido restabelecido.

Todos os moradores da Rua Tatuí reclamavam na demora para consertar o cano quebrado. Na quinta-feira (11), a reportagem esteve na casa de Vanda Brezink, 64 anos. Ela reclamava na demora da Companhia Águas de Joinville (CAJ) em resolver o problema. “Eles não fazem nada”, lamenta.

Conforme Vanda, a sorte da família é que tinha comida congelada na geladeira, pois senão não haveria como fazer o almoço ou jantar. “Hoje à noite ninguém vai tomar banho”, diz. São seis pessoas que usam água na residência dela.

Vanda conta que foi perguntar quando voltaria a ter água em sua casa. A resposta que recebeu dos operários da CAJ foi categórica: não há previsão.

O funcionário da Ambiental, empresa terceirizada que presta serviço para CAJ, Adilson Antunes, conta que estão tentando consertar o cano desde quarta-feira. “Nós arrumamos num lugar e o pessoal da GVT estoura em outro ponto”, diz. Mas ele garantiu que na quinta-feira o problema seria resolvido. O que não aconteceu.

Adilson lamenta os problemas ocorridos e alerta que a GVT deveria ter um encanador para resolver estes problemas.

Já os funcionários da PCI Telecomunicações, empresa que presta serviço para a GVT, alegam que o problema está com a CAJ. “A rede estourou às 13 horas. Ligamos para a companhia e eles só vieram às 18 horas”, conta João Pereira, trabalhador da obra.

João explica que o caso de quebrarem o cano foi isolado e que isso nem sempre acontece. “A gente tem autorização da Conurb (Companhia de Desenvolvimento Urbanização de Joinville) para fazer a obra. Já o problema da água é com a CAJ”, diz.

Sistema de esgoto não funciona

Os problemas envolvendo a Companhia Águas de Joinville no bairro Itaum não param por aí. O lado esquerdo da Rua Tatuí não tem acesso ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. Mesmo assim, os moradores pagam a tarifa de 80% sobre o valor gasto de água.

O sistema foi instalado há mais de 10 anos e somente em 2009 a CAJ passou a cobrar pelo servido ainda não prestado. No entanto, a coleta de esgoto não funciona porque a tubulação foi colocada num nível bem acima das casas. Os moradores terão que comprar um motor para jogar o esgoto até a tubulação.

Morador da casa número 233, João Carlos da Neves, 58 anos, conta que colocaram a tubulação de esgoto e pediram para cada família arrumar. Mas a luta dele é para afundar o sistema de esgoto. João Carlos já gastou R$ 1,5 mil para comprar o motor que jogará o esgoto até a rede.

“Terei ainda que mudar a instalação da minha casa e gastarei mais R$ 300”, diz João. Mesmo sem ter seu esgoto tratado, ele paga os 80% de tarifa desde o início do ano passado.

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