segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lixo por alimento

Por Jacson de Almeida
jacson@gazetadejoinville.com.br

Incentivar a separar o lixo reciclável e trocar por alimento é a ideia principal do projeto Mercado do Reciclado, que inicia em Joinville no dia 22 de fevereiro, a princípio no bairro Jardim Iririú. Em reunião no dia 02, sócios da empresa de reciclagem RRX apresentaram o projeto para presidentes de algumas associações de moradores da cidade, que aprovaram a iniciativa. O encontro foi no gabinete do vereador Patrício Destro (DEM), apoiador do trabalho.

O Mercado do Reciclado propõe pontos de coletas em bairros de Joinville para que qualquer cidadão possa trocar lixo reciclado por arroz e feijão. Para incentivar a troca, o alimento sairia com o preço abaixo do mercado.

O Brasil já teve iniciativas semelhantes, como o projeto Sertão Limpo, onde cerca de 310 famílias de 14 localidades foram beneficiadas com a troca de lixo reciclável por alimentos.

Com o apoio de empresas do ramo de alimentos não perecíveis, o projeto visa tornar o arroz e o feijão mais barato. De acordo com um dos proprietários da RRX, Gustavo Reimann, isso faz com que a comunidade tenha alimento e a cidade permaneça limpa.

O proprietário adianta ainda que deseja começar a iniciativa agora em fevereiro e daqui há seis meses levar para outras cidades. A busca agora é por novos apoiadores e negociar alimentos mais baratos. Por enquanto, a RRX tem apoio do Arroz Vila Nova.

Os presidentes das associações do Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Morro do Meio e Jardim Edilene deram voto positivo pelo projeto e se propuseram a ajudar na divulgação para a comunidade.

No dia 22 de fevereiro, no bairro Jardim Iririú, o mercado vai se instalar na associação de moradores e ficará durante dois dias trocando o lixo por alimento. Logo depois vai para outro bairro. Quando acabar um ciclo em vários bairros de Joinville, novamente o Jardim Iririú vai receber o ponto de coleta.


Como funciona

O cidadão recolhe e separa o material que não usa em casa, vai até o Mercado do Reciclado – quando tiver um posto em sua região – pesa o material e troca por arroz e feijão. A princípio, o ponto de troca de lixo por alimento será na estrutura física das associações. O Mercado Reciclado ficará dois dias em cada localidade e depois retorna quando o ciclo por regiões de Joinville fechar.

Público

Os moradores que diariamente recolhem lixo reciclável, ou aqueles que não costumam separar, serão os que mais se beneficiaram com o Mercado do Reciclado. Já as pessoas que dependem exclusivamente de recolher o lixo reciclável, como Vilmar de Brito, 45 anos, acham que a troca por alimento não seria vantagem já que usam o dinheiro para pagar as contas da família.

Trabalhando há doze anos como catador de lixo, com um horário estendido, das 05 às 22 horas, Vilmar já tem seus pontos de coleta, lugar que percorre diariamente. Seu lucro no final do mês fica em torno de R$ 600 a R$ 700 por mês. De acordo com o trabalhador, esse dinheiro serve para sustentar a família toda.

Mesmo assim, ele vê o Mercado do Reciclado como uma iniciativa boa já que, segundo ele, o “preço do alimento está um absurdo”. Vilmar irá separar algo para trocar por alimento.

Jardim Iririú

O 1º secretário da Associação de Moradores do Jardim Iririú, Luiz Madir da Silva, diz que a ideia do projeto é muito boa, pois além ajudar famílias carentes, proporciona a limpeza do bairro. Ele já conversou com pessoas do local e todas estão aceitando o Mercado do Reciclado. O bairro Jardim Iririú possui muitas famílias carentes, que estarão no dia 22 e 23 trocando seu lixo por alimento.

Nenhum comentário: