quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mesmo com poucos recursos, pesquisadores de Joinville apresentam trabalhos na Dinamarca




A professora Sueli e os pesquisadores voluntários, mestrandos Clber e Alcione



Windson Prado
wind@gazetadejoinville.com.br

Uma professora e mais dois pesquisadores voluntários da Univille (Universidade de Joinville) devem embarcar para a cidade de Copenhagen, na Dinamarca, na manhã dessa sexta-feira (5). A professora dra. Sueli de Souza Cagneti e os mestrandos Alcione Pauli e Cleber Fabiano da Silva vão participar do IBBY World Congress 2008.

A professora e os pesquisadores fazem parte do Programa Institucional de Literatura Infantil e Juvenil da Universidade, o Prolij, que desenvolve trabalhos de pesquisas a cerca do tema. Um dos trabalhos mais significativos do grupo foi realizado ainda em 2005. O grupo traçou um panorama sobre a vida de Hans Christian Andersen, e os reflexos de suas obras na literatura brasileira. O pai da literatura infantil completaria naquele ano 200 anos de existência.

“Conseguimos fazer um amplo trabalho sobre o autor, comentando suas obras e como elas se perpetuam no Brasil. Sobretudo trabalhando com a obra O Patinho feio. Analisamos também de que forma esses textos foram repaginados em nossa cultura. Os resultados e o projeto foram enviados para o congresso e fomos aprovados, nesse e em mais dois projetos: A New Amcient Story (de Áurea Carmem Rocha Lira) e Thumbelina – Hens Christian Andersen (de Janice Mattei). No Brasil apenas nós e a Fundação Nacional do Livro Infantil no RJ iremos participar desse que é o maior congresso de literatura do mundo”, enfatiza a professora Sueli.

Porém a falta de recursos para o custeio das passagens e hospedagem quase fez com que a os pesquisadores não embarcassem. Dois deles, inclusive, já desistiram de apresentar os projetos no congresso. “Não temos recursos para poder viajar. Consegui que a universidade pagasse as minhas despesas, mas os outros voluntários não tiveram o pedido aceito. Dois deles cancelaram a participação, os outros ainda buscam auxílio para viagem junto a empresas privadas, esse dinheiro está sendo viabilizado pelo vereador Marquinhos, mais ainda não está certo. Ou seja, estamos com tudo pronto, mas não sabemos ainda se o dinheiro vai chegar a tempo ou não, uma pena”, destaca.

Os integrantes do Prolij já apresentaram trabalhos em diversos locais do mundo, como Irã, Cuba, Itália, Índia, Colômbia, China entre outras, sempre levando os resultados dos trabalhos e pesquisas realizadas em nossa cidade.

Sem patrocínio pesquisadores desistem de participar do evento

Na manhã dessa quinta-feira (4) os pesquisadores ficaram sabendo que infelizmente não poderiam mais viajar por que a verba destinada às passagens não foi liberada. Diante da notícia, a Professora Sueli também cancelou a participação na viagem de estudos.

Fotos Paulo Caetano

Nenhum comentário: