quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Carlito dispara e se distancia com 73,98% contra 26,02 de Darci

Conforme levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais da Univali, Carlito Merss da Coligação “Joinville de Toda Sua Gente” deve ganhar a eleição no próximo dia 26 de outubro e será o prefeito escolhido por uma surpreendente votação, podendo a diferença oscilar em torno de 140 mil votos. Considerando apenas os votos válidos, excluindo os nulos e indecisos, Carlito desponta com 73,98 pontos percentuais, enquanto Darci de Matos (DEM) segue bem atrás com 26,02 pontos na intenção de votos.

A Univali ouviu 946 eleitores na segunda-feira (13), depois do reinício da propaganda eleitoral, e constatou que a diferença de Carlito para Darci aumentou na comparação com a pesquisa Mapa, divulgada no domingo, com dados coletados na quinta e sexta-feira (10). A primeira pesquisa a constatar a disparada de Carlito neste início de segundo turno mostrava o candidato petista com 69,7 pontos percentuais, contra 30,3 pontos de Darci. A pesquisa Univali confirma que a tendência de crescimento da candidatura Carlito manteve-se, mesmo depois da propaganda eleitoral.

Considerando todo o universo pesquisado, na pesquisa estimulada, Carlito segue na frente com 63,11% da preferência do eleitorado e Darci aparece atrás com 22,20 %. O universo de indecisos é de 7,82% e 6,87% disseram votar nulo ou branco.

Se o índice de intenção de voto conquistado por Carlito pode ser considerado expressivo, o percentual do eleitorado com expectativa de vitória do candidato do presidente Lula é surpreendente. Quando perguntado quem você considera que vai ganhar a eleição, independente de seu voto, 82,88% responderam Carlito, enquanto apenas 8,03% dos pesquisados apostaram em Darci de Matos. 8,03% disseram não saber e 0,21% que nenhum deles.

A pesquisa está registrada na 96ª Zona Eleitoral da Justiça Eleitoral sob o número 952 (protocolo 111372/2008). A margem de erro é de 3,25 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Confira pesquisa completa

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sou daqui e nem vou votar para nenhum candidato.
Mais acho que uma fonte de informações para as pessoas deveria ser mais imparcial com relação aos candidatos a prefeito da cidade.
Só vemos aqui manchetes denegrindo a imagem de um e levantando a moral de outro.
Não é justo com nenhum deles, uma vez que eu um perde por ter imagem denegrida e o outro ganha mais nunca vai saber se foi mesmo pelo seu carisma e suas propostas ou por que o oponente teve falhas.
Nós como leitores merecemos mais respeito seja deste jornal ou de outras fontes de informação.

Anônimo disse...

O povo precisa saber a verdade, precisa de informação, do que está acontecendo de verdade, e não da imprensa comprada como estávamos acostumados. Parabéns Gazeta de Joinville.

Anônimo disse...

Bom dia! Eu vejo que o candidato do Pt ira ganhar não apenas a eleição, como também estara fazendouma ótima administração da cidade. Já o outro, so vive atacando o Carlito, como apelando de todas as formas para tentar ganhar alguma coisa. Contudo, tanto ele, como o atual prefeito e governador fazem parte de um grupo de politocos que devereima estar bem logne de seus cargos, uma vez que so buscam sos eus próprios interesses.