quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Central 148 recebe mais de 2000 ligações

TRE/SC
Postado por: Windson Prado


1º.10.2008 - Em seis dias de atendimento, por meio da Central de Atendimento ao Eleitor 148, os funcionários do TRESC que tiram as dúvidas dos eleitores já atenderam mais de 2.000 chamadas de todo o Estado. Dúvidas sobre como justificar a ausência a eleição e onde é o local de votação lideram o ranking das principais dúvidas dos eleitores para este pleito. De acordo com levantamento da Central 148, até hoje (01/10), mais de 1.000 pessoas ligaram para saber como, quando e onde justificar o voto.


Segundo a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, Márcia Medonça Ruhland, o número de chamadas deve aumentar muito nos próximos dias. "No sábado e no domingo haverá plantão, mas é importante que as pessoas não deixem para ligar na última hora, pois pode haver congestionamento", orienta a coordenadora.


A coordenadora também orienta aos eleitores que pretendem utilizar o serviço para que tenham em mãos o número do título com o fim de agilizar o atendimento. Se a informação de que ele necessite for esta, a Central pode fazer a busca pelo nome do eleitor ou de sua mãe, por exemplo.


O usuário do 148 poderá esclarecer as mais variadas dúvidas como: De que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; a ordem de votação dos candidatos; entre outras.


O custo das ligações equivale a uma chamada local. E também não é necessário discar o código de área para ligar ao 148, que está sediado em Florianópolis. Por exemplo, quem liga de Chapecó paga o mesmo valor de uma ligação da própria cidade. (RQ/EB)

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