quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mais um final de semana com oficinas gratuitas aos artistas e produtores

Cultura criativa e artes plásticas são temas dos “Encontros Marcados com a Cultura”

Durante este mês de outubro, artistas e produtores culturais estão tendo a oportunidade de participarem de oficinas e palestras gratuitas em diversos segmentos culturais. É o projeto “Encontros Marcados com a Cultura: um mês de oxigenação”, promovido pela Fundação Cultural de Joinville, através do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. Neste final de semana, os temas abordados serão cultura geral e artes visuais. Ana Carla Fonseca Reis, administradora, economista e arquiteta vem a Joinville falar de “Economia da Cultura e Economia Criativa”. O professor e doutor Ricardo Cristófaro, da Universidade Federal de Juiz de Fora, vai ministrar a oficina de artes visuais com o tema “Realidade e ficção na imagem digital”, no Laboratório de Design na Univille.



As oficinas serão ministradas no sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e no domingo, das 9 às 12 horas. A oficina de cultura geral será no Museu Arqueológico de Sambaqui e a de artes visuais no Laboratório de Design da Univille.



Sobre os Encontros



Um mês de oxigenação voltado à formação cultural. É isso que promete o projeto com a presença de profissionais reconhecidos internacionalmente, “Encontros Marcados com a Cultura”, realizado pela Fundação Cultural de Joinville, através do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura - SIMDEC. Com o objetivo de qualificar a produção cultural e oxigenar as idéias daqueles que produzem arte em nossa cidade, a Fundação oferecerá oficinas gratuitas ministradas por profissionais renomados em diversas áreas culturais, em todos os finais de semana do mês de outubro.



Sempre voltados à produção contemporânea, os “Encontros” abordarão aspectos específicos na produção de cinema, teatro, dança, arte digital, artes plásticas, composições musicais, preservação e educação patrimonial, e outros. “Estamos trazendo para cidade grandes nomes com grande experiência e vivência, e que certamente têm muito a colaborar, instigar nossa criatividade e autocrítica”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Charles Narloch.



No último fim de semana os “Encontros” abordaram dança, com o artista plástico Hélio Fervenza, e dança contemporânea, com Ana Paula Cançado, integrante do Grupo Corpo.



As oficinas



Oficina: Economia da Cultura e Economia Criativa



Familiarizar os participantes com os conceitos de economia da cultura, economia criativa e desenvolvimento socioeconômico, esse é o objetivo da oficina ministrada por Ana Carla Fonseca Reis. Ela vai oferecer um panorama histórico da economia da cultura; introduzir a noção dos fluxos simbólicos e econômico, paralelos e complementares, inerentes aos bens e serviços culturais; discutir dados e lógicas de produção, distribuição e demanda cultural, no Brasil e no mundo; promover a visão de cultura como investimento e estratégia de desenvolvimento sócio-econômico; enfatizar gargalos e oportunidades para os setores público e privado.



Oficina: Realidade e Ficção na Imagem Digital



O curso aborda algumas singularidades do processo de produção de imagens digitais buscando identificar as especificidades de sua natureza constitutiva e utilização na produção artística contemporânea. De modo específico, serão ensinadas técnicas de manipulação de imagens em fotomontagem digital visando a realização de proposições artísticas articuladas na relação entre realidade e ficção.



Os ministrantes



Ana Carla Fonseca Reis – Administradora Publica pela Fundação Getúlio Vargas de S.Paulo; Economista, Mestre cum laude em Administração de Empresas e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, liderou projetos globais de marketing e gestão do conhecimento para empresas multinacinais, com base na América Latina, em Londes e Milão. Fundadora da empresa ¨Garimpo de Soluções - economia, cultura e desenvolvimento¨. Consultora em economia criativa para a ONU, curadora dos congressos ¨Creative Clusters¨(Reino Unido) e ¨Creative Cities Summit 2.0¨ (Estados Unidos), diretora tematica de seminários nacionais e internacionais, Diretora voluntária de Economia da Cultura do Instituto Pensarte, conferencista internacional em cinco línguas, autora de Marketing Cultural e Financiamento da Cultura e Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti 2007 em Economia da Cultura da Universidade Cândido Mendes-RJ, professora do MBA em Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (SP) e dos curos a distância da DUO, membro da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI).



Ricardo Cristófaro – Professor e doutor Ricardo Cristófaro (Universidade Federal de Juiz de Fora) Doutorado em Artes Visuais (área de concentração em Poéticas Visuais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestrado em Artes (área de concentração Tecnologias da Imagem) pela Universidade de Brasília (1998) e Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987). Atualmente é professor do IAD - Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1989. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente com arte contemporânea e ênfase em Escultura, poiética e artemídia.

Nenhum comentário: