terça-feira, 28 de outubro de 2008

CDH realiza simpósio sobre projetos sociais e direitos humanos

Windson Prado
Com assessoria

O Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz (CDH), de Joinville, promoveu nesta terça-feira, 28 de outubro, o Simpósio Universidade Projetos Sociais e Direitos Humanos. Neste ano é a terceira vez que o CDH realiza simpósio, sempre com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Assistência Jurídica e Psicológica (PAS), atividade regular do CDH.

A iniciativa nasceu em parceria com a Faculdade Guilherme Guimbala (ACE), CDH e Pastoral Carcerária, visando integrar estudantes de Direito e Psicologia para analisar casos de presos, egressos, familiares, sociedade e violações em geral, tendo como base os direitos humanos.

O Projeto de Assistência Jurídica começou em julho de 2006 e, conforme Cynthia Pinto da Luz, advogada do Centro de Direitos Humanos, surgiu da necessidade de atendimento jurídico às pessoas que tinham direitos violados e procuravam o CDH e a Pastoral Carcerária. O projeto cresceu e foi instituído também o atendimento psicológico “Passamos a ver que em boa parte das vezes o problema não era apenas de ordem jurídica, mas também psicológica. Muito mais do que advogado, as pessoas vinham em busca de apoio, conforto, compreensão e atendimento humanizado”, lembra.

Essa necessidade é suprida pelo PAS, que oferece atendimento interdisciplinar. O participante é recebido por um estagiário de Direito e um de Psicologia, tendo a oportunidade de contar sua história de uma só vez e, assim, ampliar a capacidade de compreensão e solucionar o problema de forma individual, qualificando a intervenção da instituição. Segundo a entidade, a fórmula, inédita no Brasil, tem alcançado sucesso, com a manifestação positiva dos participantes nas avaliações realizadas sobre o programa.

Nenhum comentário: