quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Udesc/Joinville realiza concurso criativo de protótipo de pontes

A aplicação prática dos conhecimentos de estrutura virou um desafio e tanto para os acadêmicos de engenharia civil da Udesc/Joinville que tiveram dois dias desta semana para criar modelos inusitados de pontes, durante a Semana de Engenharia Civil (SEC).
A competição entre equipes aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro durante a “SEC O Desafio”, no qual estudantes produziram protótipos de pontes em duas modalidades: com macarrão tipo espaguete e cola, e outra com palito de picolé e cola.

O concurso parece simples, mas envolve muita pesquisa científica para garantir a viabilidade do protótipo, que passa por testes de resistência de uma determinada carga crescente, sendo avaliado seu desempenho estrutural. O quesito estética também foi analisado.

Os objetivos do Desafio são incentivar alunos a verificarem, na prática, o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos; estimular a criatividade e a busca por novas informações; proporcionar uma visão prática dos conhecimentos adquiridos em sala; inserir os alunos em um ambiente de mercado, e proporcionar a troca de informações e a valorização das profissões da área.

Para o acadêmico da 5ª fase de engenharia civil Luis Fernando Rodrigues participar do desafio é a oportunidade de mostrar o que foi aprendido no decorrer do semestre. “Temos professores exigentes, por isso vamos nos esforçar para corresponder a isso”, afirmou ainda antes da mostra.

O também acadêmico Carlos Adílio Chiquetti afirmou que as pontes têm função primordial na construção civil. “Através desses protótipos podemos ter a noção do comportamento da resistência e estruturas”, analisou.

Thiago Bordin Trindade, também estudante de engenharia civil, mostrava o protótipo construído por sua equipe: uma ponte de palitos, com 1,20m de comprimento e altura de 30 cm. “Fizemos todos os pré-testes para podermos levar nosso protótipo à mostra”, afirmou.

Segundo a coordenadora da SEC 2008, professora Sandra Denise K. Alves, a semana foi de muitas atividades, além das 16 palestras e um minicurso sobre “Aplicação dos Conceitos e Normas de acessibilidade”. Para este ano, outras programações estão agendadas, entre elas três minicursos sobre “Dimensionamento de Motobombas”; “Planejamento e Controle de Obras através de Jogos Didáticos”; e “Concepções de Projetos e Casos de Obras Geotécnicas”, que serão oferecidos ao longo do semestre.

A Semana de Engenharia Civil (SEC2008) é um evento de extensão que acontece anualmente no campus do CCT, visando basicamente a integração da universidade com os diversos segmentos da construção civil e o aprimoramento dos conhecimentos dos acadêmicos do curso de engenharia civil e uma forma de divulgar o que a universidade produz.

O concurso “SEC O Desafio” é uma iniciativa do Centro Acadêmico da Engenharia Civil – Udesc, tendo como um dos patrocinadores a construtora Momento Engenharia, tradicional parceira do evento.

Nenhum comentário: