quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Hospital Dona Helena faz múltipla captação de órgãos

Às 3 horas da madrugada dessa terça-feira (07), começou, no centro cirúrgico do Hospital Dona Helena, de Joinville, a cirurgia para captação de órgãos doados por familiares de um paciente de 40 anos, que entrou em morte cerebral na segunda à noite.
Equipes de Florianópolis, Blumenau e de Joinville trabalharam até o início da manhã, de ontem para conseguir captar os dois rins – que foram para Florianópolis –, o fígado, levado para Blumenau, e as duas córneas, destinadas a pacientes locais.
Familiares do paciente, agricultores da Região Norte de SC, autorizaram a doação, tão logo souberam da morte cerebral. Esposa, irmão e cunhado do paciente foram entrevistados pela equipe do Hospital Dona Helena e autorizaram a doação. Joinville é um dos municípios catarinenses que mais captam órgãos para transplante.
Em plena campanha por mais doadores, o Ministério da Saúde comemora o crescimento de 6% no número de doações, no primeiro semestre de 2008 – o que expandiu em mais de 15% o número de transplantes no país, no mesmo período.

Nenhum comentário: