quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Documentário sobre catadores joinvilenses é lançado


Vídeo-documentário experimental será lançado sexta-feira, 24 de outubro, uma pré-estréia está marcada para esse sábado

Postado por: Windson Prado

Quem são os homens e mulheres que encontramos todos os dias, catando lixo reciclado nas lixeiras da cidade? Uma parte dessa resposta pode ser encontrada no vídeo-experimental “Burguesa”, a ser lançado na sexta-feira, 24 de outubro, às 20h, na Estação da Memória, em Joinville. Mas os personagens reais terão a oportunidade de assistir ao trabalho nesse sábado (18) quando o documentário será exibido naquela comunidade, na rua Helena Casagrande, no Centro de Assistência Social do Rio do Cedro, a partir do meio dia. A produção, da historiadora Giane Maria de Souza, leva para a tela personagens que vivem na comunidade de Rio do Ferro, e sobrevivem da coleta e reciclagem de lixo na cidade.



Burguesa é uma égua, usada como meio de transporte, e será ela que levará o espectador para o imaginário e universo social desses trabalhadores. Em aproximadamente 15 minutos, o vídeo dá voz a essas pessoas, que por meio de histórias - às vezes tristes, às vezes engraçadas -, fazem um recorte da realidade de personagens que poucas vezes têm oportunidade de mostrar quem são e o que pensam.



Segundo a diretora, um dos objetivos do vídeo é suscitar o debate a respeito da representação que a sociedade cria a respeito dessas pessoas, seres invisíveis na cidade. Para isso, o vídeo utiliza-se de um viés antropológico, colocando o microfone e a câmera à disposição dos trabalhadores para que eles contem suas histórias. “Após essa exibição de estréia, a expectativa é levá-lo a universidades e escolas para, a partir de sua exibição, provocar o debate a respeito de diversos temas que aparecem no filme: a situação do lixo nas cidades, o álcool entre as camadas sociais mais pobres, a migração e o respeito ao ser humano, em qualquer situação social”, declara Giane.

No lançamento, dia 24, também haverá uma exposição com 24 imagens do fotógrafo Jorge Silva, que captou com suas lentes os bastidores da produção e os semblantes e vidas desses trabalhadores. “Burguesa – histórias de gente e de lixo” foi produzido com recursos do Edital de Apoio às Artes e Cultura deste ano, da Fundação Cultural de Joinville.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei esse documentário, penso que deva ser mais divulgado, youtube, etc... pois está na hora de todos verem a sociedade como um todo, isso é conscientização...