sexta-feira, 18 de junho de 2010
Ciclo de Cinema sobre Werner Herzog
O Ciclo de Cinema desta semana traz filmes produzidos entre o drama e a aventura. Na sexta-feira, 18 de junho de 2010, a sessão apresenta "No coração da montanha" de 1991. O filme conta a história de dois alpinistas e uma competição arriscada em meio as belas paisagens da Argentina.
A sessão de sábado, dia 19, apresenta a produção "Fitzcarraldo" (foto), que recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes. A história narra o sonho do aventureiro Brian Sweeney, que almeja construir um teatro de ópera na Alta Amazônia peruana.
As sessões do Ciclo de Cinema deste mês continuam sendo rodadas no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui. O ciclo ocorre sempre as sextas-feiras e sábados às 19h15min. A entrada é aberta ao público e gratuita.
Sinopse dos filmes:
No coração da montanha (Cerro Torre: Schrei aus Stein).
França/Canadá/Bélgica/Alemanha, drama/aventura, 1991, cores, 105min.
O filme conta a história de dois alpinistas, um veterano respeitado (Vittorio Mezzogiorno) e um novato, mais conhecido por escaladas indoor (Stefan Glowacz), que competem entre si para vencer o perigoso pico chamado Cerro Torre, e conquistar o coração de uma mulher.
O duelo entre o jovem e o veterano pistoleiro é um tema caro ao western. O novato vence o desafio, mas não há testemunhas e seu feito é posto em cheque. A narrativa é um tanto convencional, mas o filme é envolvente e tem algumas cenas de alpinismo espetaculares, especialmente porque não foram usados dublês.
O treino em que Glowacz fica pendurado no alto de um penhasco com apenas uma das mãos é impressionante. As locações na Argentina são belíssimas.
"Fitzcarraldo"
Alemanha / Peru, drama / aventura, 1982, cores, 158min.
No final do século XIX, no apogeu do ciclo da borracha, o aventureiro Brian Sweeney Fitzgerald sonha em construir um teatro de ópera em Iquitos, na alta Amazônia peruana. Para realizar seu sonho, não mede quaisquer esforços, enquanto se embrenha na mata com um barco a vapor de 160 toneladas (que irá tentar atravessar por cima do topo de um morro no meio da selva).
Com este projeto, Herzog ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes. Mais uma vez, Klaus Kinski está ótimo no papel do personagem obsessivo que luta para vencer a si próprio e aos empecilhos que se levantam diante dos seus sonhos. No elenco, temos também Cláudia Cardinalli e os brasileiros José Lewgoy (Don Aquilino) e Grande Otelo, com uma participação especial de Milton Nascimento como porteiro do Teatro Amazonas.
Serviço
O quê: Ciclo de Cinema "Werner Herzog"
Quando: sexta-feira (18) e sábado (19/06) às 19h15
Quando: Auditório do Museu Arqueológico Samabqui de Joinville
Rua Dona Francisca, 600 - Centro
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433-2190 na FCJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário