quinta-feira, 24 de junho de 2010
Médicos joinvilenses lançam sétima edição do "Manual Prático de Medicina Intensiva"
Os médicos intensivistas, que trabalham nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), têm à disposição a sétima edição do "Manual Prático de Medicina Intensiva", recém-lançada. O livro é organizado pelos médicos Milton Caldeira Filho, coordenador da UTI do Hospital Dona Helena e da UTI geral do Hospital Municipal São José, e Glauco Adrieno Westphal, coordenador da UTI do Centro Hospitalar Unimed, de Joinville.
O projeto surgiu há oito anos, quando o supervisor da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein entrou em contato com Caldeira e Glauco e sugeriu a produção de um manual. Os responsáveis foram em busca de colaboradores, que contribuíram com informações e artigos. Todo o material foi esquematizado em fluxogramas e tabelas, com orientações sobre como agir perante um paciente criticamente enfermo.
O manual é um livro para ser consultado à beira do leito, respondendo de forma rápida, atual e segura a determinadas situações clínicas. "Essa agilidade, provavelmente, foi um dos principais ingredientes de seu sucesso entre os intensivistas", explica Milton Caldeira.
As atualizações são realizadas anualmente. Conforme Ederlon Rezende, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o manual coordenado pelos médicos joinvilenses "transformou-se em verdadeiro best-seller entre os intensivistas brasileiros, que têm na obra um guia para norteá-los ante a muitas vezes caótica avalanche de informações publicadas nas inúmeras revistas especializadas, livros-textos, diretrizes e revisões atualmente disponíveis sobre Medicina Intensiva".
Entre os colaboradores, outros médicos de Joinville e grandes nomes da medicina intensiva brasileira, como Eliézer Silva, médico da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein e fundador do Instituto Latino-Americano para Estudos da Sepse (Ilas).
"O reconhecimento é nacional, pois no Brasil esse tipo de manual, com formato de bolso e informações pontuais, é inédito", ressalta Caldeira, explicando que Joinville também ganha destaque, por ser o local de trabalho dos organizadores e de muitos colaboradores do livro. "Joinville está crescendo muito na área de terapia intensiva e tem muitos profissionais comprometidos", elogia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário