domingo, 27 de junho de 2010
Joinville conquista troféu do ciclismo no Parajasc
O sol ameno e a temperatura de 19 graus registrada na Avenida Victor Konder, à Beira Saco na manhã deste domingo, 27 de junho, foi o cenário perfeito para a prova de km/contra-relógio, programação de ciclismo para deficientes visuais (DV) da sexta etapa dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que estão sendo realizados em Itajaí.
Devido à cegueira ou a baixa visão dos concorrentes, a bicicleta é adaptada para duas pessoas, sendo que no banco da frente se posiciona o guia; ele controla o guidão e dirige a bicicleta, e é tão importante quanto o atleta no rendimento da prova. Além disso, sua pedalada tem que ser sincronizada com a do atleta DA, para obter melhor desempenho.
A equipe joinvilense dominou amplamente a competição masculina e fez os dois primeiros lugares. A medalha de ouro foi para Felipe Daniel Borges, com o guia Renan Silva que fez o percurso em 1min08seg80; seu conterrâneo Emerson Silveira Júnior levou a prata e na terceira colocação terminou o chapecoense Davi da Silva Perão.
A soma dos resultados dos atletas deu a Joinville o troféu de campeão, ficando Chapecó em segundo e Lages em terceiro.
No feminino, o domínio foi das lageanas. Além do troféu de campeã a lageana Adélia Maria Schemer, com o guia Arthur Durigon Melo, cravou 1min24seg05 e conquistou o primeiro lugar na prova que pela primeira vez foi realizada no Parajasc. No ano passado, somente Adélia estava inscrita, e fez apenas uma demonstração, não contando pontos para a equipe. A medalha de prata foi para a itajaiense Maria Socorro Dalçóquio, ficando para outra lageana, Luzia Aparecida França, a medalha de bronze.
O resultado não foi computado para recorde da prova. Pois a pista tinha apenas 800 metros devido uma lombada existente na avenida. Outro fator que contribuiu para não ser homologado o resultado como recorde foi e o trajeto não ser em linha reta, já que tinha uma pequena curva a direita entre o ponto de partida e chegada.
foto: assessoria de imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário