terça-feira, 29 de junho de 2010

Profissionais com formação técnica têm 48% mais chances de emprego


SENAI tem inscrições, até 2 de julho, para 75 cursos, oferecidos em 23 cidades de Santa Catarina. foto: Francine Sluminsky

O SENAI está com inscrições abertas para cerca de 3 mil vagas em cursos técnicos e superiores de tecnologia direcionados a 14 segmentos industriais. As 83 turmas, de 75 cursos, iniciam as aulas no segundo semestre letivo do ano. "São cursos com alto índice de empregabilidade: conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, as pessoas que passam pela educação profissional - seja em curso técnico, superior de tecnologia ou qualificação - têm 48,2% mais chances de obter uma ocupação", afirma o diretor regional do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Arruda.

As inscrições prosseguem até o dia 2 de julho. Informações pelo site www.sc.senai.br ou pelo telefone 0800 48 1212.

A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, divulgada em maio, revela também que as pessoas que passaram por algum dos cursos citados têm ganhos em média 12,9% superiores aos demais. Realizado pelo economista Marcelo Neri, sob encomenda do Instituto Votorantim, o estudo tomou por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) dos últimos oito anos. Conforme o Pnad, 29 milhões de pessoas freqüentaram alguma modalidade de cursos - qualificação, técnica ou superior.

"Essa pesquisa da FGV confirma as análises internas que já fazemos. Temos, por exemplo, um diagnóstico de que mais de 90% dos egressos dos cursos técnicos ou superiores de tecnologia do SENAI garantem uma ocupação profissional até o término do curso ou alguns meses depois", acrescenta Sérgio Arruda.

Para o segundo semestre de 2010, o SENAI de Santa Catarina oferece nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Indaial, Itajaí, Pomerode, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville, Schroeder, Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Chapecó, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Caçador, Capinzal, Luzerna, Seara e Criciúma. As áreas atendidas são construção civil, tecnologia da informação, eletrônica, moda e vestuário, têxtil, segurança do trabalho, mecânica, naval, manutenção de aeronaves e automotiva, cerâmica, celulose e papel, logística e metalmecânica.

Cursos em Joinville

Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Ferramentaria de Moldes
Técnico em Informática
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Mecatrônica
Técnico em Projetos Mecânicos
Técnico em Química
Técnico em Usinagem
Técnico em Vestuário

Nenhum comentário: