domingo, 20 de junho de 2010

Ippuj apresenta estudos sobre inundações em Joinville


A Fundação IPPUJ publicou em seu site www.ippuj.sc.gov.br uma trilogia sobre inundações na cidade de Joinville em 3 formatos: artigo científico: "Histórico de Inundação em Joinville, no período de 1851-2007"; dissertação: "Análise Histórica de Inundação em Joinville, com enfoque na bacia hidrográfica do rio Cubatão do Norte" e o livro: "História das Inundações em Joinville: 1851 - 2008".

As publicações foram desenvolvidas pelos autores Wivian Nereida Silveira, Masato Kobiyama, Brigitte Brandenburg e Roberto Fabris Goerl. O objetivo do estudo é preservar a memória cultural da cidade, sensibilizar os leitores e promover ações adequadas para reduzir os problemas gerados pelas inundações. "A trilogia serve não apenas para a população joinvilense, mas também para a comunidade de qualquer região brasileira", destacou a engenheira da Fundação Ippuj e mestre em engenharia ambiental Wivian Nereida Silveira.

Joinville é uma das cidades com a maior e mais antiga série de dados de chuva do Brasil. Os dados oficiais datam de 1895, entretanto há registro de monitoramento das condições climáticas da Colônia Agrícola Dona Francisca de 1863, contribuindo para evolução da ciência de prevenção de desastres naturais na cidade, em Santa Catarina, no Brasil e no Mundo. A proximidade com a Serra do Mar, faz de Joinville um laboratório na pesquisa e monitoramento do clima da região.

Serviço:

O que: publicações: artigo científico: "Histórico de Inundação em Joinville, no período de 1851-2007", dissertação: "Análise Histórica de Inundação em Joinville, com enfoque na bacia hidrográfica do rio Cubatão do Norte" e o livro: "História das Inundações em Joinville: 1851 ? 2008".
Autores: Wivian Mereida Silveira, Masato Kobiyama, Brigitte Brandenburg e Roberto Fabris Goerl.
Onde: www.ippuj.sc.gov.br (arquivo disponível em PDF)

Nenhum comentário: