foto: Eduardo Gassenferth
O empresário Moacir Thomazi assumiu nesta sexta-feira, 18 de junho de 2010, novo mandato à frente da diretoria da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A posse aconteceu às 19h30min na Sociedade Harmonia Lyra, no mesmo evento que empossou Carlos Rodolfo Schneider à presidência da ACIJ - Associação Empresarial de Joinville.
Atual presidente da corporação de bombeiros voluntários, Thomazi permanece no novo mandato no período 2010-2012. A eleição da Diretoria e do Comando aconteceu durante assembleia do Conselho Deliberativo da entidade, na quarta-feira.
O presidente reeleito ressaltou a dedicação das diretorias anteriores e o comprometimento do atual quadro de vice-presidentes e diretores, representando setores da comunidade, como a indústria, comércio e áreas de prestação de serviços.
"Com os trabalhos realizados pelas diretorias anteriores a Corporação se estruturou para atender ao crescimento da cidade até aqui. Durante muito tempo a principal preocupação tem sido no sentido dar suporte a esse crescimento de Joinville, que é uma cidade com uma economia muito forte e crescendo acima da média de muitas regiões do Brasil. O desafio daqui para a frente é dar continuidade a esse trabalho, avançar ainda mais na qualificação dos bombeiros, na modernização dos equipamentos e na ampliação das unidades descentralizadas, que hoje são 10 unidades em bairros e uma na região central. Uma das grandes aspirações, a compra da plataforma elevatória para alcance de até 54 metros em edifícios mais altos está consolidada com a parceria com o Governo do Estado e comunidade. A construção do Centro de Treinamento, que é um dos próximos projetos, vai permitir a condição de atender não apenas as necessidades de formação de bombeiros em Joinville, mas de toda a região", assinala o presidente Thomazi.
Além do presidente Moacir Thomazi, a diretoria da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville tem a participação de Mário Zendron (vice-presidente), César Döhler (vice-presidente), Dolores Carolina Tomaselli (vice-presidente), Ivan Hudler (vice-presidente), Johni Richter (vice-presidente), Mário Benjamin Bartos (vice-presidente), Alexandre Rosenstock (vice-presidente), Adriano Bornschein Silva (vice-presidente), Marcos Krelling (vice-presidente), Hírio Antônio Wolf (vice-presidente), João Paulo Schmalz (vice-presidente), Pedro Eduardo Kalmin (vice-presidente), José Carlos Meinert (diretor financeiro) e Mário Brehm (diretor administrativo); o comando é formado por Heitor Ribeiro Filho (comandante operacional), Ademar Max Stuewe (subcomandante) e Rodrigo Monteiro (subcomandante dos voluntários).
O presidente destaca os seguintes fatos como marcantes na gestão que agora terá continuidade pelos próximos dois anos:
- Nova sede na zona Sul de Joinville - O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville inaugurou no dia 13/11/2009 a nova sede da Unidade Operacional 3 (Sul). O espaço foi construído pela Gidion junto à garagem da empresa, próximo ao Terminal Urbano de Transporte Coletivo do bairro Itaum. A mudança da unidade, que antes estava instalada na rua Florianópolis, atende ao Planejamento Estratégico da Corporação, que prevê a redução do tempo de resposta no atendimento as emergências.
- Aquisição de plataforma elevatória (já está paga, importada da Finlândia, data prevista de chegada em setembro) - O dia 10/07/09 marca registro histórico para a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Durante a solenidade comemorativa ao aniversário, o então governador do Estado Luiz Henrique da Silveira assinou Termo de Compromisso que destinou recursos à corporação, com o objetivo de viabilizar a compra de equipamento de última geração para o atendimento a emergências, o primeiro deste porte na região Sul do Brasil.
- Ampliação da frota com doação de Cavalo Mecânico Scania pela Receita Federal, e de Carreta Tanque, pelo Grupo Dalçóquio, formando conjunto carreta para ser utilizado em ocorrências de maiores proporções - O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville recebeu em 12/05/10 mais dois equipamentos de suporte ao atendimento a ocorrências com fogo. Em solenidade na sede da corporação, durante a reunião de diretoria, a empresa Dalçoquio Transportes fez a entrega de uma carreta-tanque, enquanto a Delegacia da Receita Federal fará a doação de um cavalo-mecânico que dá apoio à área operacional.
- Participação na Central Integrada de Emergências - Parceria pela comunidade integra Bombeiros Voluntários, PM e SAMU - Desde o dia 01/06/09, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville ocupa o mesmo ambiente onde estão instaladas equipes da Polícia Militar e do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na resposta a emergências de segurança pública, casos clínicos e de resgate. O sistema integrado une no mesmo local, na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar de Joinville, as equipes das três áreas e com isso assegurando mais agilidade e qualidade nas respostas à ocorrências registradas nas chamadas aos números 190, 192 e 193 que passam a operar unificados em uma única central. A corporação de Joinville é a primeira unidade de bombeiros entre os modelos de bombeiros voluntários e os mantidos pelo estado a fazer parte em Santa Catarina do novo modelo de atendimento a emergências.
Síntese histórica
O Corpo de Bombeiros Voluntários é a mais antiga instituição do gênero em atividade no Brasil. A corporação foi fundada em 13 de julho de 1892, sendo pioneira na mobilização de pessoas da sociedade civil em prol da preservação do patrimônio coletivo.
Quando a entidade surgiu, Joinville tinha 41 anos de fundação e uma população de cerca de 15 mil habitantes, com sua economia já despontando com destaque nos setores da indústria e do comércio. A colônia Dona Francisca, que originou Joinville, era ocupada por estabelecimentos espalhados por todo o seu território, e a maioria das residências construídas em madeira. A ocorrência de incêndios era motivo de preocupação na comunidade, e estimulou os moradores a organizar um grupo de combate ao fogo, inspirados pelos exemplos trazidos da Europa, especialmente da Alemanha, de onde procedia a maior parte dos primeiros colonizadores.
Foi depois de mais um destes incêndios que a idéia se tornou realidade. O primeiro presidente, Vitor Muller, comandava de sua própria casa um grupo de 37 homens. A sede própria surgiu em 1913. Para fazer parte do grupo, os bombeiros contribuíam com cotas na sociedade, que se caracterizaria pelo elevado senso de disciplina, valores morais e de respeito à hierarquia, ainda presentes na corporação.
O modelo exclusivamente voluntário foi preservado até 1972. Em função do crescimento da cidade e da necessidade de contar com equipes atuando 24 horas, bombeiros remunerados começaram a ser contratados, porém, sem abrir mão da presença dos voluntários.
Em toda a sua história, os bombeiros representam importante força auxiliar no âmbito da segurança pública e da defesa civil, seja no combate ao fogo, em atividades de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, busca e salvamento, ou em situações de calamidades. Com equipamentos de tecnologia avançada e moderna frota de veículos, a corporação assegura qualidade no salvamento e preservação de vidas e de bens materiais.
Entidade sem fins lucrativos, de atuação filantrópica e reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal, a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conta com 10 unidades operacionais e uma sede administrativa, envolvendo um contingente de cerca de duas mil pessoas e cobertura ágil e eficiente em todo o município. A participação dos voluntários é expressiva: em 2009, os bombeiros não remunerados dedicaram à corporação mais de 100 mil horas de serviços que se somam ao trabalho dos bombeiros efetivos presentes 24 horas por dia na corporação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário