foto: Mauro Arthur Schlieck/SECOM
Santa Catarina teve o melhor índice de vacinação contra a paralisia infantil do Brasil, atingindo a cobertura de 98,09% das crianças menores de cinco anos, durante a primeira etapa da campanha, realizada em junho. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado registrou a imunização de 421.802 crianças.
A campanha nacional foi criada para impedir que o vírus causador da paralisia infantil volte a circular no Brasil, mantendo o continente americano livre da doença. A segunda fase da imunização ocorre em 14 de agosto.
A paralisia é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por contato direto, pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do vírus, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas de muco da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A poliomielite pode levar crianças e adultos à morte em caso de paralisia severa.
Em contrapartida, seu diagnóstico pode ser difícil já que, na maioria dos casos, os sintomas da infecção não são aparentes. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário