segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada em Joinville


A Secretaria Municipal da Saúde prorrogou por mais uma semana a vacinação contra a paralisia infantil em Joinville. No sábado (12/6), 27.693 crianças de até cinco anos foram vacinadas. Joinville atingiu 78% da meta. O objetivo, conforme o Ministério da Saúde, era vacinar 33.892 meninos e meninas, o que significa 95% do total de 35.676 crianças da cidade. Durante a campanha, mais de 800 profissionais da saúde estiveram envolvidos no Dia D da Vacinação.

O sábado foi de muito movimento nas 56 unidades de saúde e a sede da Vigilância em Saúde, na rua Itajaí, além dos 42 postos volantes espalhados pela cidade. A abertura do Dia D da Vacinação aconteceu pela manhã na Unidade do Programa Saúde da Família do Rio do Ferro. O secretário da saúde, Tarcísio Crocomo, abriu oficialmente a campanha de vacinação em Joinville.

Mesmo com o grande movimento nos postos, a meta não foi atingida. “Para atingir 95% das crianças precisamos prorrogar a campanha por mais uma semana. Pais podem levar seus filhos em qualquer uma das 56 unidades de saúde de Joinville", avisa Maria Goreti Cardoso, coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal da Saúde.

A poliomielite é uma doença viral, manifestada principalmente em crianças. A falta de condições higiênicas e sanitárias facilita a propagação da doença, já que a transmissão acontece via contato fecal-oral. O Brasil não registra caso de paralisia infantil há 21 anos, entretanto, a doença ainda é presente em outros países, o que possibilita uma reintrodução do vírus nos locais onde ela já foi
eliminada.

Nenhum comentário: