segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aluno da Udesc com vulnerabilidade socioeconômica receberá em 2011 auxílio de moradia e alimentação

O aluno da Udesc que comprovar sua vulnerabilidade socioeconômica deverá receber, já no ano letivo de 2011, um auxílio moradia de R$ 250,00 e uma ajuda alimentar de R$ 200,00 durante o ano. Projeto nesse sentido, de iniciativa da Proex – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade - , e que integra o plano de metas da atual administração da Reitoria, será submetido à apreciação do Consuni – Conselho Universitário – na reunião do dia 16 de dezembro.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Paulino de Jesus Cardoso, será considerado como vulnerabilidade socioeconômica o estudante de família com renda per capita de até um salário mínimo e meio e que não exerça atividade remunerada não vinculada à universidade. Paulino cita também como critérios, não ter concluído outro curso de graduação, comprovar que está cursando pelo menos 80% da carga horária do período letivo, conforme estabelecido no projeto pedagógico do curso, e não residir próximo ao local das aulas.

As ajudas de moradia e alimentar, integrante do Prape - Programa de Auxílio Permanência Estudantil - como é denominado a iniciativa da Udesc, somente serão renovadas se o aluno comprovar freqüência de 75% das atividades correspondentes a cada disciplina cursada nos dois semestres anteriores e obtiver aprovação de pelo menos 70% das matérias durante o ano.

Paulino de Jesus Cardoso explicou também que o aluno beneficiado com auxílios moradia ou alimentar poderá acumular bolsas de extensão, pesquisa ou de monitoria. “Quando não tiver uma dessas bolsas deverá desenvolver projeto de ensino, pesquisa ou extensão até no máximo 20 horas”, ressaltou o pró-reitor. Ele lembra que o projeto de ações afirmativas, ao estabelecer cotas para negros e aos alunos de escolas públicas, prevê também a concessão de auxílio de permanência aos estudantes da universidade.

fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc

Nenhum comentário: