segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vendas da indústria de SC ficam estáveis em outubro

As vendas da indústria catarinense registraram ligeira alta de 0,1% em outubro sobre setembro. A variação positiva foi puxada pelo crescimento das receitas no setor de confecções e artigos do vestuário, que teve alta de 30,2% no período, mostra a pesquisa indicadores industriais, realizada pela Federação das Indústrias (FIESC) com 200 indústrias.

O levantamento mostra também que no acumulado do ano (janeiro a outubro), o faturamento registrou alta de 2,2%. Os melhores desempenhos ocorreram nos segmentos metalurgia básica (37,7%), material eletrônico e equipamentos de comunicação (35%), produtos metálicos (33,1%), móveis (20%) e produtos químicos (19,4%).

O desempenho negativo do setor de alimentos (-10,7%) nos primeiros dez meses do ano é um dos principais resultados que fizeram com que as vendas industriais catarinenses consolidadas não registrassem uma alta mais significativa, já que é o setor com maior participação no valor da transformação industrial de Santa Catarina.

Apesar do desempenho modesto nas vendas de outubro, o valor da folha de pagamento no grupo pesquisado cresceu 4,9% nesse mês em comparação com setembro. A elevação nas remunerações no período está relacionada à provisão para pagamento do décimo terceiro salário de uma grande empresa. No acumulado do ano contra igual período em 2009 a massa salarial real teve alta de 6,4%.As horas trabalhadas na produção aumentaram 0,5% em outubro ante setembro.

Entre os fatores que contribuíram para a expansão estão o maior número de dias trabalhados, o aumento de horas extras e a realização de novas contratações. No ano, o indicador acumula alta de 6,2% em comparação com o ano anterior. A utilização da capacidade instalada fechou outubro em 85,6%.

Nenhum comentário: