De uma ideia surgida há 18 anos, o Porto Itapoá torna-se realidade a partir de sua inauguração, nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro de 2010. Mais novo empreendimento do setor portuário do Sul do Brasil, o Porto Itapoá é um terminal privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e LOGZ Logística Brasil S.A.) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd).
Inicialmente, o Porto Itapoá está preparado para movimentar 350 mil contêineres/ano. Após o término das ampliações (Fase II), terá capacidade para 600 mil contêineres/ano ou 1 milhão de TEUs/ano.
Com localização geográfica estratégica, com profundidade natural de 16 metros e águas calmas da Baía da Babitonga, o terminal é adequado para receber navios de grande porte (com capacidade para 9 mil TEUs) já na primeira fase, funcionando como um hub-port, um porto concentrador de cargas que possibilitará o atendimento tanto de transporte de longo curso como de cabotagem.
Um dos marcos da fase final de instalação do Porto foi a chegada, no início de novembro, dos dois navios da fabricante chinesa ZPMC, com o carregamento dos 15 equipamentos, acompanhada com grande expectativa pelos profissionais do Porto Itapoá e pela comunidade.
A tecnologia empregada nesses equipamentos une o que há de mais moderno no segmento portuário, proporcionando performance, economia de energia elétrica, óleo diesel e diminuindo o impacto ambiental.
Crescimento sustentável
O empreendimento insere-se num cenário de desenvolvimento de Itapoá e região. No recém-realizado Censo 2010, Itapoá foi destaque como o município que apresentou o maior crescimento de domicílios ocupados do Brasil, empatado com outras duas cidades e superando em 40% as estimativas do IBGE.
A cidade é campeã isolada em crescimento populacional no Norte de Santa Catarina, com aumento de 60,9% em uma década, enquanto toda a região teve um crescimento de 16,38%.
Porto Itapoá em números:
- Investimentos: R$ 475 milhões (total)
- Equipamentos R$ 90 milhões
- Obras de acesso da Estrada da Jaca R$ 16 milhões
- Subestação de alta tensão de 138 kV R$ 7 milhões
- Linha de Transmissão de Energia R$ 6,5 milhões
- Tecnologia e Sistemas R$ 10 milhões
- Cais: 630 metros de comprimento e 43 de largura
- Profundidade natural: 16 metros
- Berços de atracação: 2 para navios Post-Panamax de até 300 metros de
comprimento, com capacidade de carga de 9.000 TEUs cada embarcação
- Ponte de acesso: 230 metros
- Retroárea: 136 mil m²
- Área administrativa e edificações de apoio: 9 mil m²
- Gates de acesso: 6
- Tomadas reefers: 1380
Equipamentos:
- 4 STS (Ship to Shore) / Portêineres
- 11 RTGs (Rubber Tired Gantry) / Transtêineres
- 26 TT (Terminal Tractors)
- 5 empilhadeiras de grande porte (2 RS Reach Stacker e 3 ECH Empty
Container Handler)
Total de colaboradores: Cerca de 500 em 2011 (Fase I)
fonte: assessoria de imprensa
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