quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Biblioteca Municipal funciona no antigo Piazza Italia

José Alexandre Beber passa os dias estudando para concurso público na biblioteca. fotos: Eberson Teodoro

RENATO CÉSAR RIBEIRO
renato@gazetadejoinville.com.br

Desde o dia 14 de fevereiro de 2011, segunda-feira, a Biblioteca Pública Rolf Colin está funcionando no prédio onde antes estava o Piazza Italia, na rua Anita Garibaldi, número 79, no bairro Anita Garibaldi. O local deve funcionar por dois anos naquele endereço, tempo que deve durar as obras de reforma da biblioteca original na Praça Lauro Müller no Centro de Joinville.

O bibliotecário da prefeitura, Luciano Antonio Alves, explica que esse era um prédio que estava disponível e que comportava todo o acervo. "Foram vistos vários lugares. Além do mais, aqui tem uma proximidade com o centro e tem um grande fluxo de pessoas", afirma.

A biblioteca contém aproximadamente 55 mil volumes, são em torno de 48 mil títulos. O prédio tem a hemeroteca (onde ficam periódicos, como revistas e jornais) que fica no piso térreo, mas a entrada para a sala é pela parte de cima por segurança. O Museu do Ferro de Passar foi mantido da época em que funcionava o Piazza Italia.

Na recepção, o visitante consegue informações e pode deixar seus pertences. Ali também existe uma "entrada da leitura", em que qualquer pessoa pode levar os livros e revistas para a casa e não devolver. Esse é um espaço onde ficam os exemplares que não serão mais úteis para a biblioteca.

A sala de pesquisa contém as obras gerais e obras de referência, como diz o bibliotecário. Esses são os livros técnicos de áreas como Direito e administração. "É o nosso maior acervo", informa Luciano. Ao lado desta, há o setor braile, cuja parede em cima da porta contém uma obra de Willy Zumblick.



O local apresenta ainda os setores infantil, de internet e de obras raras. Na parte dedicada às crianças, estão previstas contações de histórias. A parte onde tem os livros que mais saem é a sala de literatura.

Todos os ambientes são climatizados e a sinalização que se encontra é provisória. No prédio tradicional, são 750 metros quadrados; no novo, são 1068 metros quadrados. Há também um elevador e banheiro para cadeirantes. Além do estacionamento já existente antes.

Apesar de já estar em funcionamento, a prefeitura pretende realizar uma cerimônia de inauguração durante a semana de aniversário do município. No mesmo prédio, encontram-se a Secretaria Regional do Centro, o Procon, a Junta Militar e a Defesa Civil, além da Biblioteca Pública, que ocupou todo o piso superior e mais uma parte de uma sala debaixo.

Para retirar os livros é necessário fazer um cadastro. Para isso, o visitante deve levar o CPF ou RG, um comprovante de residência atual e pagar uma taxa anual. Leitores de 16 a 60 anos desembolsam R$ 10,00 e menores de 16 e maiores de 60 gastam R$ 5,00. Cada pessoa pode pegar no máximo quatro livros, sendo dois de cada setor, por 15 dias.


Local calmo para estudar

José Alexandre Beber tem 27 anos e passa quase todos os dias na Biblioteca Pública Rolf Colin estudando para concursos públicos. Ele já foi aprovado para o Ministério Público do Rio Grande do Sul e espera ser chamado. Enquanto isso, tem se dedicado a ler conteúdo para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) também do estado gaúcho. Quando retira algum livro, ele prefere literatura.

Diariamente ele passa cerca de quatro horas na biblioteca. José faz isso, pois em sua casa há outras pessoas que fazem barulho durante o dia e ele precisa de silêncio para estudar.

O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira das 7h15 às 18h45 e aos sábados das 8h15 às 11h45. O telefone de contato permanece o mesmo (47) 3422.7000 e o email é biblioteca@joinville.sc.gov.br.

Nenhum comentário: