quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Esse erro nós vamos consertar

Depois de Adilson Mariano (PT), chegou a vez de o vereador democrata Alodir Cristo tornar público a insatisfação por, segundo ele, ser enganado pelo Executivo na hora de votar a favor da lei reeditada do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Em setembro de 2010, ele e mais 12 parlamentares aceitaram a proposta do governo para nova cobrança de IPTU e acabaram punindo mais de 12 mil famílias com multas de até 400%.

No entanto, a maioria dos vereadores afirma que não sabia que haveria uma multa para quem tem rua pavimentada e não tem calçada ou muro. A decisão impopular acabou gerando uma revolta em proprietários de casas que receberam o carnê do IPTU 2011.

Após ler a reportagem da Gazeta de Joinville “Carlito altera lei para cobrar multa no IPTU de toda a cidade”, o vereador Alodir Cristo procurou o jornal para esclarecer porque votou a favor da nova lei. Segundo ele, em nenhum momento o Executivo deixou claro que a lei afetaria a população. Afirmando que errou por ter confiado no governo de Carlito Merss (PT), o vereador enfatiza que vai tentar reverter a situação.

Cristo diz ainda que nem o secretário da Fazenda, Márcio Florêncio, sabia que iria “ferrar” com a população.


A lei do IPTU editada por Carlito

Quando apresentaram o projeto, pensei que seria só a inflação. Sempre fui coerente na oposição e aí eu votei. Não posso ir contra a sociedade. Mas não foi repassado que haveria esses problemas. Dá a impressão que eu estou lá e “dormindo de toca”. Se eu tivesse o conhecimento, eu não tinha votado.

Nem secretário, nem jurídico e nem Odir

Acho que até o secretário (da Fazenda, Márcio Florêncio) não sabia o que estava fazendo. Até o nosso jurídico não nos disse nada. Odir Nunes (DEM) disse que não haveria problemas e pediu para votarmos.

Entupir vereadores de projetos

Outra estratégia do líder do governo (vereador Manoel Francisco Bento) é colocar muitos projetos ao mesmo tempo para não conseguirmos ver todos.

Culpa dos vereadores

Não podemos condenar os vereadores. Não fizemos negociata com o prefeito. Não faço negociata.

Mudar a punição

O prefeito vai ter que aceitar a mudança da cobrança. Se Carlito não fizer, vamos fazer coisas que ele não tem noção. Esse erro nós vamos consertar.

Carlito tem que ser humilde

Levar essa ‘porrada’ foi deselegante. O secretário e o prefeito têm que ter humildade e ver que cometeram um erro. Tem que corrigir. Não pode ficar de picuinha. Basta vontade política que resolve.

Mais arrecadação

Não sei se isso (multa) foi para aumentar a arrecadação do município. Ele (prefeito) tem que fazer uma reforma administrativa para conter os gastos. Aliás, o PT é o que mais gasta.

Promessa

Vamos dar um tempo porque o prefeito se comprometeu em rever a lei. O prefeito disse que vai rediscutir a lei. Se não fizer isso, vamos refazer

9 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém foi enganado... o problema é que ninguém imaginou que daria todo esse barulho... Até pq os vereadores discutem a constitucionalidade das leis. Então, não e façam de coitados, por favor, a imagem de vocês já está abalada demais, e isso o povo nao engole mais.

Aldo disse...

ô raça!!! O que essa turma de vereadores fazem na câmara municipal? Como eles tiveram coragem de votar a favor dessa lei esdrúxula... e pior, que baita cara de pau, depois que o balde entornou, vir a público pseudo-confessar que votaram uma lei sem lê-la ou interpretá-la??? Dizer que votaram a favor porque "fulano" ou "sicrano" disseram que podiam votar??? Façam-me o favor de não ofenderem minha inteligência... ou foi safadeza ou foi incompetência mesmo!!! Uma ou outra: é vergonhoso!!!!
Aldo

Anônimo disse...

Falarem que foram enganados e ainda acreditar em promessa??

é dificil.

Reinaldo P. Gonçalves disse...

IPTU
Nessa do IPTU os vereadores de Joinville comeram a bola feio! Tenho a certeza que os que votaram essa paulada nas costas dos assaláriados, não rasgariam uma nota de cem reais, mesmo que o prefeito pedisse. mas para fazer justiça nós não podemos de nos esquecer dos vereadores Joaquim Bisoni,Juarez,e Mauricinho que não foram enganados e votaram contra a esse absurdo do IPTU.

Esdr disse...

Pelo que me lembro, a OAB do município fez esse alerta sobrea inconstitucionalidade quando o projeto estava em discussão na Câmara, mandando parecer. Até foi criticada no blog de um conhecido jornalista. Pesquisa no google.

Anônimo disse...

Acredito que os únicos enganados nisso tudo é a população, essa tal de Zilnete, Cristo, Peixer e Kalfels sem contar com os demais que votaram são cegos? Não tiveram acesso ao projeto para ler? Ou não leram? Simplesmente assinaram um cheque em branco para o executivo. O problema é que questionamos a qualidade do executivo, mas na verdade temos um péssimo legislativo, votaram a favor sim, por interesses que desconhecemos, agora querem ser vítimas. Meu Deus o Carlito enganou até Cristo.

Romeu de Oliveira

Gibbasom disse...

Lamentável! Agora a desculpa é a já conhecida "eu não sabia..." Vocês não leram o que votaram? O jurídico da camara não comparou as leis (a antiga) e a nova? E mudar como? Voces não vao conseguir revogar a lei e como sempre, o contribuinte é que vai pagar a conta e os vossos belos salários...

André disse...

Em qualquer entidade séria, os responsáveis por erro tão grave seriam punidos com demissão. Afinal se um funcionário de uma empresa assina um contrato sem ler, ou negocia com fornecedor sem discutir preço está fazendo de forma leviana. Cabendo assim demissão por Justa CAUSA. Pena que no legislativo municipal essa regra não vale. Iriamos limpar a camara dessa camarilha toda.

Anônimo disse...

Olá,é inadmissivel um cidadão cuja tarefa é trabalhar em prol do cidadão que o elegeu alegar que foi enganado.
Caros vereadores vocês são pagos (e bem pagos) para fiscalizar os atos administrativos da prefeitura, eu entendo como fiscalizar é tomar ciência em profundidade de tudo aquilo que cerca a lei, comparar os textos (saber interpretar) e não acreditar em palavras ditas "ao vento". Neste momento que "o circo pegou fogo" todos os vereadores estão revoltados, vamos mudar, fazer retirar a lei etc etc
Alguns vão romper com o Carlito,lógico a imagem ficou arranhada vão tentar sair disto da melhor maneira. Espero que o povo lembre deste episodio e na proxima eleição para vereador vote com responsabilidade. Enquanto isso... o Sr. Odir muda a lei sobre o uso dos carros alugados, agora pode ser utilizado em qualquer horario vamos aproveitar !!
Termino com um um bordão de programa humorístico: "e o povo, ó!"