quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estação hidrometereológica foi instalada em Joinville

Na região da Lagoa do Saguaçu foi instalada mais uma estação hidrometereológica de Joinville. Ainda não existia naquela localidade. Com ela, é possível monitorar quantidade de chuva, oscilações de maré, radiação solar, direção e intensidade do vento, umidade relativa e realizar o monitoramento da temperatura.

Agora Joinville tem dez estações instaladas: três meteorológicas, três hidrológicas e quatro hidrometeorológicas. Elas estão instaladas em áreas das bacias hidrográficas do Cubatão, Piraí e Cachoeira. Outra estação será instalada em breve na região do Jativoca, Bacia Hidrográfica do Rio Piraí.

A implantação e operação da rede são ações previstas no Projeto Viva Cidade (Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em Áreas das Bacias Elementares dos Rios Cachoeira, Cubatão e Piraí), que está sendo realizado pela Prefeitura em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

"É um ganho para a cidade. Hoje, é o município com maior densidade de informações hidrometeorológicas em Santa Catarina. Os dados que estão sendo produzidos são muito importantes. Antes nós não tínhamos noção da chuva em todo o município porque eram poucas estações e com distribuição irregular , a informação não era completa", explicou Giampaolo Marchesini, especialista em gestão de impactos ambientais da Unidade de Coordenação do Projeto Viva Cidade.

"A intenção com essas estações é criar um sistema para avaliar e monitorar os fenômenos climáticos no município de Joinville", disse o supervisor ambiental do Viva Cidade, o engenheiro agrônomo Dieter Klostermann.

com informações da assessoria de imprensa

Nenhum comentário: