sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Programa Consumo Consciente foi lançado na quinta-feira

Alunos da escola Evaldo Koehler de Pirabeiraba apresentaram teatro de conscientização. foto: Paulo Caetano

RENATO CÉSAR RIBEIRO
renato@gazetadejoinville.com.br

Na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, a Praça Nereu Ramos, no Centro de Joinville, recebeu o lançamento do Programa Consumo Consciente de 2011. A ação da Fundema tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre as iniciativas a serem tomadas para diminuir o impacto da atividade humana no meio ambiente. A ideia é que a população tenha em mente os três "Rs" e o "S": reduzir, reutilizar, separar e reciclar.

De acordo com Stella Wanis, gerente de gestão e desenvolvimento da Fundema, as seguintes 14 etapas do programa atendem os bairros até novembro. "Trabalhamos o quê comprar, como comprar e por quê comprar, além de como utilizar corretamente a água, a energia, o resíduo e a importância da arborização urbana e da reciclagem", afirma.

"O que a gente considera lixo gera trabalho para outras pessoas e não são só os catadores, tem também as empresas", continua Stella. Cada bairro dentro do Programa Consumo Consciente receberá oficinas e palestras para a comunidade, em que além dos temas já citados, serão tratados a destinação correta e ligações de esgoto.

O Programa Consumo Consciente teve início em 2010 e foram visitadas escolas e empresas. Em 2011, o público-alvo foi aumentado para a população como um todo. Esse trabalho já realizado deu resultado de modo que a coleta seletiva entre a população escolhida subiu de 1,5% para 7,5%. Stella deixa claro que "não é a Ambiental que fica com o material coletado, ele vai para a Associação de Catadores de Joinville".

"A maior movimentação nos bairros escolhidos acontecerá sempre aos sábados das 9 às 13 horas, porque durante a semana as pessoas estão trabalhando", declara Stella. A próxima etapa acontece no dia 19 de março na praça do terminal em Pirabeiraba. "Todo trabalho visa a conscientização da população mudando hábitos e atitudes para a melhoria da qualidade de vida sem diminuir o conforto", finaliza gerente de gestão e desenvolvimento da Fundema.

Nenhum comentário: