terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Exposuper 2011 foi lançada nessa terça-feira

Adriano Manoel dos Santos, presidente da Acats. foto: Eberson Teodoro

RENATO CÉSAR RIBEIRO
renato@gazetadejoinville.com.br

Ao meio-dia dessa terça-feira, 15 de fevereiro de 2011, ocorreu o almoço de lançamento da 24ª Feira de Produtos e Serviços para Supermercados, a Exposuper 2011, no terceiro andar do hotel Bourbon no centro de Joinville. O evento está marcada para acontecer de 20 a 22 de junho no Complexo Espoville. Quem organiza a feira é a Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Concomitantemente, a Convenção Catarinense de Supermercadistas será realizada.

No ano passado, a Exposuper voltou a ser realizada em Joinville, pois, até 2009, ela estava tendo lugar em Florianópolis. A estimativa da Acats é de que ocorra um aumento de cerca de 8% nos negócios em relação ao ano anterior, quando foram registradas R$ 65 milhões em vendas, de acordo com os 184 expositores pesquisados ao final do evento. O número de visitantes ficou em 25,4 mil nos três dias.

A Exposuper 2011 terá três grandes palestras. A principal delas é a primeira internacional da história do evento no dia 21 de junho com Jim Cunningham, que coordenou a Disney University por 15 anos, gerenciou os programas de desenvolvimento profissional do Disney Institute e outras atividades no parque norte-americano. O tema é "A magia da Disney e os Segredos da Excelência em Serviços".

No dia 22, ocorre as duas outras palestras. O professor Gretz fala sobre "A força do entusiasmo". Ele é autor de 12 livros e fez quase 4.500 palestras em todo o país em 30 anos, eleito Top of Mind como Palestrante do Ano. Já Eduardo Tevah, vice-presidente do Grupo Tevah, realiza o workshop "A arte de gerenciar uma loja", que é exclusivo para gerentes de loja.

Estavam presentes no lançamento, o presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos; a chefe de gabinete do prefeito, Maria Ivonete Peixer; o diretor executivo da Acats, Antonio Carlos Poletine; e outras autoridades, assim como o prefeito Carlito Merss, que se atrasou em uma hora, pois o evento estava marcado para ter início às 11 horas.

Bruno Breithaupt, presidente da Fecomercio de Santa Catarina. foto: Eberson Teodoro

Discursos rápidos

O primeiro a discursar no lançamento foi o diretor executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini. Ele informou que essa é a 24ª edição do evento ininterrupta, que foi feito um grande esforço no ano passado e que a Exposuper estava há 11 anos na Capital antes de voltar a Joinville. "Esse é um evento que não gera só negócios, gera conhecimento", afirmou.

Poletini comentou também que a edição de 2010 gerou 32 toneladas de resíduo e 96% disso teve seu destino correto, enfatizando o trabalho ambiental realizado e que prossegue em 2011. Entre as novidades da 24ª Exposuper estão os espaços destinados à panificação e o açougue. O diretor executivo anunciou que está tentando viabilizar com empresas portuguesas para virem a Joinville.

Além da primeira palestra internacional, a feira teve também teve seu horário de funcionamento ampliado para até às 23 horas. O evento é repleto de paineis e seminários sobre assuntos como sustentabilidade, origem e rastreamento do produto, código de defesa do consumidor, tendências de consumo, substituição tributária, aspectos da relação de emprego e crescimento da classe C.

O presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos, informou que a ocupação já está em mais de 60% garantida. O evento terá a entrega do prêmio mérito Acats para marcas, empresas e profissionais. O presidente da Fecomércio de Santa Catarina, Bruno Breithaupt, de improviso, falou da parceria para qualificar a mão de obra da área, tema que é uma preocupação para a entidade.

"Faremos escola de padeiros e de açougueiros. Essa é nossa maior dificuldade", comentou. Além disso, Breithaupt disse da importância dos supermercados: "É um segmento de importância muito grande dentro do cenário de Santa Catarina". O prefeito de Joinville, Carlito Merss, apontou que sua prioridade é fazer um grande centro de convenções, apesar de falarem em um ginásio ou teatro.

Antonio Carlos Poletini, diretor executivo da Acats. foto: Eberson Teodoro

Os números da Exposuper:

173% de aumento na área total
84% de aumento no número de expositores
81% de aumento no número de visitantes
89% de satisfação dos expositores com os resultados alcançados

Nenhum comentário: