quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mecânicos iniciam campanha salarial no sábado


A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas de Joinville e Região convoca a todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria mecânica para a assembleia geral da campanha salarial 2011/2012 que será realizada no próximo sábado – 26 de fevereiro – a partir das 14:30 horas em primeira convocação, e 15 horas em segunda convocação com qualquer número de presentes, para analisar, debater, discutir e aprovar a pauta de reivindicações a ser proposta ao sindicato patronal.

As assembleias de Joinville e São Bento do Sul, onde a entidade mantém uma sub-sede, acontecem no mesmo dia e horário, sem prejuízo da participação e aprovação das reivindicações. Em Joinville a assembleia geral será realizada na sede central do Sindicato, situado à rua Luiz Niemeyer, 184 – centro. Em São Bento do Sul o local está definido também na sub-sede, localizada na Estrada Rio Negro, 89 no centro da cidade. A data-base da categoria é fixada em 1º. de abril.

Em 2010 a categoria conseguiu um índice de aumento salarial de 6% tanto em Joinville como São Bento do Sul com ganho real médio de 0,7 ponto percentual. Além disso, outra conquista foi o Piso Único nas duas regiões, ficando R$ 685,00 em Joinville e R$ 680,00 na região de São Bento do Sul, um avanço significativo para quem inicia na carreira na categoria, e que empurra os salários que estão acima disso para ganhos ainda maiores.

A categoria reúne cerca de 18 mil trabalhadores. Segundo o presidente do Sindicato, João Bruggmann, a negociação pode ser muito boa para a categoria se os trabalhadores atenderem o convite do Sindicato para comparecimento nas assembleias.

“Não há sindicato forte sem a presença dos companheiros e companheiras. A luta é dura, a negociação para conquistar aumento significativo é pesada. Se mostrarmos força e união, os patrões sentam para negociar com mais responsabilidade”, explica Bruggmann.

Até o momento as grandes categorias estão conquistando aumentos em bom nível, como os têxteis, que acabam de fechar negociação com 7,80% de aumento salarial com ganho real de quase 1,5 ponto percentual. Em Jaraguá do Sul os metalúrgicos chegaram a 7,50% com ganho real também em torno de 1,5 pontos.

texto: Salvador Neto - Assessoria de Comunicação – Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região

Nenhum comentário: