terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cai o índice de confiança da indústria catarinense

Os empresários do setor industrial catarinense ainda estão otimistas, mas a confiança deles na economia sofreu queda em fevereiro tanto na comparação com janeiro quanto em relação a fevereiro de 2010. O índice, calculado pela Federação das Indústrias (FIESC) com base na opinião de 130 empresários sobre as condições atuais da economia e as expectativas para os próximos meses, registrou 58,2 pontos, ante 59,8 pontos em janeiro. O índice também está abaixo da média nacional, que em fevereiro foi de 61,8 pontos conforme pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A queda da confiança na economia em fevereiro, segundo os empresários, se deu em função de o real continuar supervalorizado, pelo aumento expressivo de alguns insumos e matérias-primas como o gás e o fio de algodão, dificuldade para obtenção e custos da mão-de-obra, pela concorrência internacional e pelos juros elevados.

O índice de confiança do empresário industrial (ICEI) varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança e abaixo falta de confiança na economia. De acordo com a pesquisa, o indicador de confiança de fevereiro ficou um pouco abaixo da média histórica de 58,74 pontos, calculada desde 1999.

Os empresários da indústria de transformação revelaram maior otimismo do que os da construção civil em fevereiro. O ICEI da Construção Civil ficou em 55,9 pontos enquanto o da Indústria de Transformação registrou 58,3 pontos.

fonte: assessoria de imprensa Fiesc

Nenhum comentário: