segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Joinvilense é destaque mundial de Muay Thai e foca MMA

Kinberly foi vice-campeã mundial e campeã panamericana em 2010. foto: Eberson Teodoro

RENATO CÉSAR RIBEIRO
renato@gazetadejoinville.com.br

Kinberly Novaes, de 19 anos, é uma das principais atletas brasileiras de Muay Thai. Em 2010, ela começou a lutar profissionalmente e chegou a ser vice-campeã mundial, organizado pela World Muaythai Federation (WMF), na Tailândia no mês de março e campeã panamericana em dezembro, em competição disputada no Guarujá em São Paulo pela World Association of Kickboxing Organization (Wako).

Com os bons resultados alcançados, Kinberly luta também kick boxing e tem treinado Mixed Martial Arts (MMA), que está em alta atualmente com o sucesso do brasileiro Anderson Silva. Ela treina Muay Thai há cinco anos, fez sua primeira luta em 2008. Nos duelos amadores, o atleta é bastante protegido por equipamentos, enquanto que, nos profissionais, atual estágio da joinvilense, são utilizados somente o protetor bucal e as luvas.

De segunda-feira a sábado, ela faz de dois a três treinos por dia com foco em Muay Thai, Kickboxing e MMA, além de musculação e corrida, o que dá em torno de cinco horas diárias. Durante a manhã, Kinberly faz faculdade e está no segundo ano do bacharelado de Educação Física na Universidade da Região de Joinville (Univille). Também dá aulas de Muay Thai para crianças e adultos.

Ela conquistou a vaga para o mundial de 2010 pela confederação brasileira, que avaliou seu currículo de lutas. Para participar do Panamericano, Kinberly ganhou o catarinense, o brasileiro e a Copa Brasil, todos em 2010.

O currículo de vitórias de Kinberly é considerável já. Foi três vezes campeã catarinense, ela, inclusive tem um cinturão do catarinense desde o ano passado. Foi também duas vezes campeã brasileira, uma vez da Copa do Brasil e foi vitoriosa na quarta edição do Muay Thai Vip Stage, ocorrido no Ivan Rodrigues, em outubro de 2009.

A joinvilense tem um cuidado especial com alimentação, pois as categorias são separadas por peso. "Tem que ter disciplina, não comer muito, não beber...", diz. Em 2011, ela pretende estrear no MMA. Kinberly faz parte da equipe Júnior Aguiar Team, é patrocinada pela Nutricenter com suplementos e é vice-presidente da Associação de Artes Marciais de Joinville.

O que é o Muay Thai

O Muay Thai é uma arte marcial criada na Tailândia como forma de defesa do povo e exercício físico, ensina Kinberly. É chamada de a arte das oito armas, por ser composta por golpes de soco, chutes, joelhadas e cotoveladas.

Os duelos ocorrem em ringues e são acompanhados por três juízes laterais que indicam o vencedor de cada round. Normalmente, são três rounds, mas podem ser cinco. Caso ocorra um nocaute, obviamente a luta está decidida, caso contrário, seguem-se as avaliações dos juízes.

3 comentários:

Anônimo disse...

boa sorte kin!

Anônimo disse...

Eu já vi lutas da Kin. Ela realmente nos representa muitobem.

Amanda Kholing

Anônimo disse...

Essa garota está de parabéns!

Os atuais governantes precisam reconhecer e apoiar o trabalho de atletas como ela, que carregam a bandeira da nossa cidade e até do país.

Bernardo - (Costa e Silva)