sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cratera ocupa metade da rua Aracaju

Osni, Cibele, Paulo, Andrea e Myriam querem uma solução para a cratera na rua Aracaju. foto: Eberson Teodoro

RENATO CÉSAR RIBEIRO
renato@gazetadejoinville.com.br

Uma verdadeira cratera, somado à inoperância da prefeitura de Joinville, está causando a indignação dos moradores e de quem trabalha na rua Aracaju, no bairro Santo Antônio. Perto do número 1800 da via, um grande buraco sinalizado com plantas e uma placa irônica atrapalha o trânsito. A sinalização com os dizeres "Rua ecológica preserve as plantas" foi colocada pelos habitantes locais que estão indignados, porque a prefeitura não teria feito nada para resolver.

A advogada Andrea Marquardt trabalha na rua Aracaju. "Desde as chuvas de janeiro, o asfalto cedeu. Já acionaram a prefeitura, mas não se faz nada. Está difícil passar de carro, dá medo", afirma. Para ela, essa é uma forma de protesto dos moradores com o descaso do poder Executivo municipal com a cidade. "Sempre teve desnível ali, mas agora se agravou", diz.

Andrea alerta do perigo, pois não se vê o grande buraco à noite, principalmente pela pouca iluminação à noite. "Para aquilo ali causar um acidente é muito fácil. Eu quase caí algumas vezes, tive que desviar", apontou.

O morador Paulo Mattevi informa que a cratera surgiu no dia 6 de janeiro, mas o problema é recorrente e existe há cinco anos. "Da outra vez, o buraco ficou aberto por quase um ano", aponta. Ele reclama que a prefeitura não fez nada, nem sinalizou, e podia ter morrido alguém. Para Paulo, a causa é as águas que vêm do loteamento, descem com velocidade e "explodem" a rua. "Fomos no loteamento, mas uma vez que a prefeitura aprovou, para eles está tudo bem", alega.

"Isso estoura e fica que nem chafariz. Eu só queria que um engenheiro viesse aqui para dizer o que aconteceu", descreve Cibele, esposa de Paulo. Já Osni Acelon Schappo declara que "estamos todos indignados com a situação do prefeito". Myriam Alves, mais uma moradora indignada, fala que "isso é uma vergonha. Antes do loteamento não existia isso".

Secretário regional diz que vai verificar

O secretário regional do Costa e Silva, que atende à região, comentou que não tinha conhecimento do problema dessa rua. "Quando é um caso grande assim, isso é prioridade. Vou consultar meu gerente para ver. Vou verificar", apontou. Ele disse ainda que as chuvas causaram muitos transtornos e não conseguiu dar conta de tudo ainda.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Prefeitura está esperando acontecer um acidente grave na Av. Hermann Augusto Lepper, onde o asfalto está cedendo nas margens do Rio Cachoeira, pra tomar uma providencia. Até o asfalto já está gritando: "Ei, fui..." Mas a prefeitura não faz nada pra resolver isso. Aproveitando a oportunidade, me parece que o prefeito tinha dito na campanha eleitoral, que achava um absurdo uma cidade do porte de Joinville não ter viadutos. Pois é... Viadutos? Cadê? Nenhuma obra começou. E os parques? Cadê os parques? Estão fazendo uma pracinha próxima à ponte do trabalhador e colocam uma placa "PARQUES DA CIDADE" Ai, ai... acorda joinvillense!