quinta-feira, 10 de junho de 2010

Celesc Distribuição alerta para os cuidados nas comemorações da Copa do Mundo


Com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol 2010, na África do Sul, os torcedores brasileiros se mostram empolgados com a decoração de suas residências, estabelecimentos comerciais e locais onde acontecerão as concentrações de torcidas nos jogos da Seleção Brasileira.

A Agência Regional da Celesc Distribuição em Joinville, preocupada com a segurança das redes de energia elétrica que estão sob sua responsabilidade e abastecem os seis municípios do Norte do Estado, alerta para os perigos com os materiais usados e a forma de utilização destes nas decorações e comemorações durante a Copa.

São dicas importantes para evitar acidentes: as bandeirinhas devem ser confeccionadas, preferencialmente, em plástico e presas sempre com barbante comum ou fitilho plástico, mas sempre longe da rede elétrica.

Não devem ser usadas as fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado, pois esses materiais são condutores de eletricidade. Também não é indicado o uso de arames ou fios condutores de eletricidade (de cobre, alumínio e outros), mesmo fininhos, porque possibilitam, com mais facilidade, o choque elétrico. As bandeirinhas nunca devem ser penduradas em fios da rede elétrica, nem entre prédios ou atravessando ruas.

Em caso de chuva ou sereno, o tecido molhado aumenta de peso e com isso as cordas de sustentação tendem a encostar-se à rede de energia elétrica. As cordas molhadas se transformam em condutores de energia e podem provocar curto-circuito e deixar casas, ruas e até um bairro inteiro sem luz. Além de prejudicar a continuidade do fornecimento de energia elétrica, em caso de rompimento das cordas, há riscos de acidentes.

Não é aconselhável também prender os enfeites e bandeirinhas em postes que tenham fiação elétrica. O contato com a rede de baixa tensão e os ramais de ligação pode causar choques e acidentes, se não forem manuseados por pessoas especializadas e dentro das normas de segurança.

O transporte de bandeiras grandes, fixadas em mastros, também exige cuidados especiais. Os suportes metálicos de ferro, aço, cobre e alumínio, em contato com a rede elétrica, podem causar choques em quem estiver carregando a bandeira, ressaltando que o bambu verde também é condutor de eletricidade, principalmente se estiver molhado. A recomendação é usar sempre tubos de plástico ou de madeira comum e seca.

Assim como ocorre em outras comemorações festivas, é comum o uso de fogos de artifício para celebrar vitórias em jogos de futebol. Nestes casos, é preciso reforçar o cuidado no manuseio destes materiais, principalmente evitando locais próximos às redes de energia elétrica. Para evitar acidentes e transtornos em qualquer comemoração em que esteja programada a queima de fogos de artifício, é recomendável que ocorra em locais abertos.

Para garantir o fornecimento de energia elétrica ao longo da Copa do Mundo, a Empresa manterá equipes de emergências 24h e a central de atendimento ao cliente (24h), através dos telefones 0800 48 0120 para informações comerciais e o 0800 48 0196 para atendimentos de falta de energia elétrica ou emergências.

Nenhum comentário: