segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Joinville é a última cidade a receber o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica em 2009

Depois de percorrer 30 cidades brasileiras, o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica chega a Joinville para realizar a última visita do ano. A cidade será a 31ª brasileira e a quinta catarinense a receber o projeto, que estará localizado na Praça Dario Salles, de 09 a 13 de dezembro. Trata-se de um caminhão totalmente adaptado pela Fundação que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a luta pela conservação do Bioma Mata Atlântica. Durante os cinco dias, serão realizadas atividades gratuitas e interativas de educação e conscientização ambiental, para crianças e adultos. Dentre as várias atrações, destacam-se as oficinas com materiais recicláveis, a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Joinville!”, o plantio simbólico de espécies nativas da Mata Atlântica e o monitoramento de água do Rio Cachoeira. Além destas, também serão realizadas atividades como jogos educativos, CineMata, maquete dinâmica e túnel dos sentidos.
No primeiro dia, o horário de funcionamento é das 11h às 16h; nos demais, das 10h às 16h. A iniciativa conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e tem o apoio local da ONG Ambiverde, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), do Instituto Rã-Bugio, da RPPN Emílio S. Batistela e da RPPN Caetezal. “É muito importante que a população conheça a importância de se preservar a Mata Atlântica, pois como o nome do projeto diz, ela também ocorre em Joinville. O Bioma já cobriu 100% do território da cidade, mas hoje apenas 55% restaram da mata original”, explica o educador ambiental do projeto, Lemuel Santos.

Nos três primeiros dias de evento na cidade, às 14h30, serão realizadas oficinas com materiais recicláveis em parceria com a ONG Ambiverde. Nessas oficinas, serão utilizados materiais como filtros de café, garrafas pet, caixas usadas, revistas da Natura e outros. Outra atividade é a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Joinville!”, que acontece no terceiro dia, às 10h30, e visa incentivar a prática de atitudes sustentáveis pela população. A atração será mediada pelos educadores ambientais do projeto, Lemuel Santos e Anderson Palmeira.
Monitoramento da qualidade da água

A Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago em cada uma das cidades por onde passa o projeto e realiza a coleta de água usando um kit de monitoramento. O kit possibilita a análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. Em Joinville, a coleta para monitoramento da qualidade da água acontecerá no primeiro dia (09/12), às 11h, no Rio Cachoeira. O resultado, com a avaliação da qualidade da água do rio, será divulgado ao final da estadia do projeto na cidade.

A Mata Atlântica é Aqui

O projeto está percorrendo 40 cidades nas regiões Sul, Sudeste, e do Mato Grosso do Sul, no Centro-oeste. E agora, em Joinville, a iniciativa pretende reforçar que a conservação do Bioma contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia local. “Joinville necessita da ajuda da população para preservar o restante da Mata Atlântica na cidade e, assim, mantê-la rica em biodiversidade e adequada para a moradia da população”, completa Santos.
De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Santa Catarina é o estado brasileiro com maior cobertura de Mata Atlântica, com 22,4% do território ocupado por mata nativa. Por outro lado, é também o segundo que mais desmatou no período de 2005 a 2008, derrubando aproximadamente 26 mil hectares do Bioma, ficando atrás apenas de Minas Gerais.
Os educadores ambientais da Fundação SOS Mata Atlântica estimulam a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. “Queremos alertar sobre a importância da Mata Atlântica e a sua influência na vida das pessoas, mostrando que cada pequena atitude pessoal pode interferir na qualidade de vida de muitos. Vamos receber pessoas de todas as idades e discutir temas como educação ambiental e restauração florestal com profissionais que atuam aqui na região”, complementa o educador ambiental do projeto.
O projeto foi inaugurado em maio deste ano durante o evento Viva a Mata 2009, que aconteceu no parque do Ibirapuera em São Paulo. Até Joinville, terão sido 31 cidades visitadas e seis estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul. Em janeiro de 2010, o projeto volta à atividade, iniciando pela cidade do Rio de Janeiro e visitando outras cidades brasileiras. E em maio, retorna à cidade de São Paulo, onde terminará a viagem de um ano e revelará, dentro do evento Viva a Mata 2010, os resultados do primeiro ciclo do projeto.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Nenhum comentário: