sábado, 19 de dezembro de 2009

Números da Câmara de Vereadores refletem que Carlito não terá vida fácil na Prefeitura

A diferença de uma Câmara de Vereadores de oposição foi confirmada no balanço das atividades legislativas de 2009. No ano passado, quando o Executivo tinha a maioria no Legislativo, foram feitos 202 pedidos de informação. E neste ano os vereadores pediram 645.

Um dado que mostra que Carlito Merss (PT) não terá vida fácil no ano que vem é o número de indicações feitas esse ano. Em 2008 foram protocoladas 4.452 indicações que cumprem o papel de fiscalizar as ações do prefeito. Neste ano foram 2,63 vezes mais indicações, chegando ao número de 11.742. Segundo a própria Câmara, as indicações mostram ao prefeito o que precisa ser melhorado em Joinville.

Ao longo de 2009, os 19 parlamentares apreciaram 614 projetos, dos quais 422 foram apresentados neste exercício. Diferente de 2008, neste ano a maior parte dos projetos de leis ordinárias, por exemplo, teve origem na Câmara de Vereadores: foram 316 contra 294.

Dentre as matérias originadas no poder legislativo estão o fim dos garranchos nas receitas médicas, os guarda-volumes nas agências bancárias, a cobrança diferenciada na tarifa de água para quem tiver a casa atingida por enchentes, os programas Novos Empreendedores e Prevenção e Controle de Diabetes na Infância, dentre outros.

Entre as moções, 891 foram aprovadas, três foram rejeitadas e sete foram retiradas de pauta pelos autores. Em comparação com o ano passado, o número de moções também foi bem mais expressivo em 2009. No ano anterior, foram 466 moções.

A mais recente derrota de Carlito Merss foi a criação de novos cargos de confiança para a Secretaria de Planejamento, na área de informática. Segundo os vereadores de oposição da comissão de Finanças, liderada por Odir Nunes (DEM), nem todos os cargos precisavam ser de confiança e sim utilizar, em 50% das vagas, os servidores de carreira.


TOTAIS PROJETOS 2009
Projetos apreciados no exercício – 614
Projetos de exercícios anteriores – 192
Projetos apresentados no exercício – 422
Projetos em tramitação para o próximo exercício – 181
Projetos tramitados neste exercício – 241


PROPOSIÇÕES DOS VEREADORES
Indicações – 11.742
Requerimentos – 276
Moções – 891
Pedidos de informação – 645

3 comentários:

Anônimo disse...

Nas próximas eleições nem o prefeito e nem um desses vereadores aí deve ter vida fácil.
Reeleger esses incompetentes é loucura.
Tem uns vereadores que nem falar sabem.

Anônimo disse...

Um milhao projetos apreciados e DAI, oque de concreto foi feito, se tem projeto tem ser aprovado e aplicado entao o que foi feito pois nao vejo nada, esses caras tao e de piada com a nossa cara....

Anônimo disse...

SÓ ABOBRINHA ESSES CARAS ISSO SIM
E PQ NAO FAZER UMA DIVILGAÇAO A POPULAÇAO SOBRE OS PRJETOS DELES EIM
PARA O POVO REALMENTE VER O QUE ESSE POVO FAZ LA!!!!