sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Secretaria da Habitação quer derrubar casa no Juquiá

Começa outro embate entre a Secretaria de Habitação e moradores da ocupação do Juquiá, no bairro Ulysses Guimarães, Região Sul de Joinville. Na quinta-feira (03), fiscais e o secretário da Habitação, Alsione Gomes de Oliveira Filho, foram até o local verificar a denúncia de uma nova casa que seria construída.

Sueli Lopes mora em um barraco com 4 metros quadrados – o tamanho de um banheiro – com o marido, Fábio Anderson Pereira, e um filho de 7 anos. Com o excesso de chuva em Joinville, a água invade o pequeno cômodo, chegando a quase um metro de altura. Desesperada, a mãe conseguiu comprar madeira para fazer um novo local para morar.

A obra foi embargada pela Secretaria da Habitação. Alsione foi categórico e disse que não pode aumentar as construções e nem fazer novas casas. Conforme ele, a regra faz parte de um acordo entre moradores, Centro de Direito Humanos, vereador Moacir Nazário (PT) e Secretaria da Habitação. “Eu não vou abrir exceção”, destacou.

Segunda a moradora, o secretário Alsione esteve no local e disse que se não desmontar a casa, segunda-feira vão destruir o pouco que foi construído. Enquanto isso, ela vai dormir na casa de um vizinho, pois tem medo dos alagamentos.

Conforme o diretor Executivo da Secretaria da Habitação, José Teixeira Chaves, conhecido como Zeca, existe a necessidade de recursos altos para mudar a situação dos moradores no Juquiá. “São aproximadamente 300 famílias na mesma situação”, justifica.

Questionado sobre a situação de Sueli, Zeca respondeu que não dá para analisar o caso com especificidade, sob o risco de perder o controle das ocupações. Mas destaca que vai ao Juquiá duas vezes por semana acompanhar a situação.

Enquanto isso, as famílias terão que continuar em suas casas e sem estimativa de mudança nas condições de moradia e de vida, já que não contam com os serviços de energia elétrica, água e esgoto. Somente as agentes comunitárias de saúde visitam as pessoas.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Alsione Gomes, secretário de habitação do governo Carlito/Marinete até agora não constriu nenhuma casa mas, em compensação o que já derrubou...

Anônimo disse...

E o Centro de Direitos Humanos, nao fede nem cheira. Desde os tempos da administração da cipla, quando a trupe esquerdista corrupta foi desalojada, utilizava a sede do Centro de direitos humanos. Pra isso se mechem, ali faltam pessoas jovem e ativas, e quem dera, idealista. Agora tudo está dominado por uma nova corja do CDH, cheios de papas na lingua. Inativos, e pernas abertas para o governo. Deviam ficar do lado do povo e fazer mais

Anônimo disse...

Tem mais que derrubar mesmo. Se não tem condições que não venham pra Joinville. Enquanto isso os naturais daqui passam os anos trabalhando, construindo suas casas regularmente, pagando aluguéis, fazendo tudo certinho, e essa corja de Canadaense vem pra cá invadir e se achar no direito de alguma coisa. Porque não vão invadir Curitiba. Levarão chumbo, e isso que tá faltando por aqui. Adeus cacalhada.
Carlos Roberto
karlosr_silva@yahoo.com.br

Anônimo disse...

É lamentavel ver que ainda existem pessoas covardes como o tal Carlos Roberto (provavel nome mentiroso.) Primeiro vá adquirir conhecimento sobre o que diz a constituição caro ignorante. Pelas palavras dele, quem é menos favorecido é taxado de "corja". Só o fato de se pagar aluguel não está "certinho". Imóveis para alugar é sinonimo de que há muitos bens nas mãos de poucos. E esses poucos certamente prejudicam muitos para concentrar suas riquezas. Bem, pelo menos até chegar a derradeira hora, dia em que partiram desse mundo pior do que chegaram.

Anônimo disse...

tá com pena, leva pra tua casa

Anônimo disse...

Sim, levo pra minha casa assim como vc também já tem na sua. Todos teremos que arcar em um futuro não muito distante com essa injusta distribuição de riquezas. Alguém vai reclamar.