segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sai resultado de exame das praias

Perto da temporada de verão, a FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) divulgou no sábado (04) o relatório de “balneabilidade” do litoral catarinense. Foram analisados 193 locais em Santa Catarina e 46 foram considerados impróprios para banho. A Vigorelli, em Joinville, foi considerada própria.

Segundo o órgão, a pesquisa analisa a água e identifica se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria “Escherichia Colia”, presente nas fezes de animais de sangue quente, que colocam em risco a saúde humana.

Durante o ano, a coleta e verificação dos pontos do litoral catarinense são feitos mensalmente. Já de dezembro a janeiro, no pico da temporada, a pesquisa de balneabilidade é realizada semanalmente. A FATMA seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas nos locais de maior fluxo de banhistas.

No geral, as praias do norte, mais frequentadas pelos turistas joinvilenses, estão próprias para banho, como é o caso da Enseada, na cidade vizinha São Francisco do Sul. Todos os pontos analisados na praia estão próprios para banho. Em São Chico o único local impróprio é a parte da Praia dos Paulas, em frente à Praça do Inglês. Em Itapoá todos os locais estão bem.

Já em Barra Velha, dos quatro pontos analisados, dois estão impróprios para banho: a Lagoa, na rua Dr. Plácido Gomes de Oliveira, e na Praia Central, em frente à rua Ântonio Moura.

Em Barra do Sul os dois pontos analisados estão próprios para banho.

São necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.

Nenhum comentário: