quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Autoritarismo no transporte coletivo

Jacson Almeida
jacson@gazetadejoinville.com.br

Basta alguns minutos na linha de transporte coletivo Nilo Peçanha (7014), no bairro Floresta, para ver usuários insatisfeitos com a mudança do itinerário do ônibus.

Neste último mês, a empresa Gidion, que oferece o serviço, e a Secretaria de Infraestrutura de Joinville (Seinfra) modificaram a rota do veículo sem avisar a população que usufrui do transporte. A imposição deixou moradores da rua homônima da linha infelizes por saberem da modificação apenas quando pegaram o ônibus.

“Uso a linha de segunda a sábado e em momento algum vi material alusivo à mudança. No site da empresa ninguém iria adivinhar que haveria mudança no itinerário, então porque eu iria acessar o site? Não sou e nenhuma das centenas de usuários da linha é adivinho para ver no site que haveria mudanças”, reclama o morador Décio Goes que usa o serviço de segunda a sábado.

Antes da mudança, a linha – sentido centro/bairro – passava em um ponto da via Nilo Peçanha. No entanto, agora o trajeto desvia no início da rua, virando na República do Perú e Avenida Antônio Ramos Alvim. O motivo da troca, segundo a Seinfra, foi para atender pacientes da Policlínica do Floresta e o Centro de Convivência dos Idosos, que foi inaugurado há pouco tempo.

José Hélio Silva, de 69 anos, só descobriu a modificação depois que pegou o ônibus. Ele, que mora com mais quatro pessoas em sua residência que usam todos os dias o transporte coletivo, diz que agora ficou mais difícil para ir até o abrigo de ônibus. “Complicou um pouco. Até por causa da chuva. Demora mais de dez minutos de casa para andar até o ponto”, diz.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Floresta, que abrange aquela área, Fernando Silva, adianta que haverá uma reunião na comunidade para um abaixo-assinado. Ele diz que vai levar a reclamação para a Seinfra junto com uma proposta de trajeto que vai beneficiar tanto os pacientes da Policlínica e Centro dos Idosos como os moradores da rua Nilo Peçanha.

De acordo com Silva, a associação também não foi ouvi pela empresa e secretaria.
“Por baixo cerca de 120 famílias foram prejudicadas com isso. Gostaria de saber: somos ou não importantes para a administração municipal, pois estamos nos mobilizando através de e-mails e telefonemas para a Seinfra e a única resposta que o senhor Luiz (Cesar Keufner, responsável pela área) nos dá é que a alteração está apenas incomodando alguns descontentes”, diz uma moradora que preferiu não se identificar.

2 comentários:

MARCOS NASCIMENTO disse...

Tenho N exemplos de mudanças que ocorreram, falta de cumprimento de horários entre outras irregularidades. Já reclamei diversas vezes na SEINFRA pois ando pela cidade inteira, inclusive já acompanhei um repórter de vocês pelas linhas de Joinville, mas nem tudo que falei foi colocado na reportagem. Eu esperava também que os repórteres do Canal 11 fossem também e faríamos um trabalho magnífico coletando todas as irregularidades, fotografando (jornal) e filmando (Canal 11),porém não aconteceu tudo como eu previa que ocorresse. De qualquer forma o repórter que me acompanhou não precisou ficar 1 dia inteiro observando e constatando "in loco" tanta falta de qualidade no TC de Joinville com ônibus rodando super lotado inclusive FORA DO HORÁRIO DE PICO! ou seja se dentro do pico existem poucos ônibus (nossa frota não chega a 400 unidades e deveria ter pelo menos 480 ônibus) o que se verifica fora do horário do pico é menos ônibus ainda, gerando mais e mais ônibus lotados saindo dos terminais.
É PRECISO FAZER ALGO A RESPEITO URGENTE. Tenho certeza que quando os vereadores desta cidade passarem a receber VALE TRANSPORTE para todo dia trabalharem na Câmara (mesmo que algumas horas) e dependerem de ônibus para andar pela cidade: aí sim, o TRANSPORTE VAI MELHORAR DE VERDADE!
Hoje o que temos é uma frota apenas de ônibus semi novos e novos, mas sem conforto algum (assentos de fibra e plástico) e ainda por cima com baixo número de assentos, amplos corredores para caber mais e mais e mais passageiros.
MARCOS NASCIMENTO

Cristiano Raitz disse...

Concordo com a maioria dos pontos abordados por Marcos Nascimento. Sua palavras demonstram que ele é uma pessoa esclarecida, e que fala aquilo que realmente vê.
Sou usuário desta linha que o jornal fez a matéria e sinto na pele o autoritarismo da Prefeitura (SEINFRA) e da empresa de ônibus (GIDION) em mudar o roteiro sem consultar a comunidade.
O Prefeito é um brincalhão, ri da cara do povo que votou nele. Mas como dizem, cada cidade tem o Prefeito que merece, votaram nele agora que o engulam.
Só discordo do Marcos sobre os vereadores. o transporte público depende única e exclusivamente da canetada do Prefeito, é ele quem decide unilateralmente o que fazer no transporte.
Mudança de empresas ou trazer mais empresas para cá está apenas na mão do Prefeito. Agora o povo vê a importãncia de se eleger alguém que tenha experiência.