sábado, 18 de setembro de 2010

História dos Jogos Abertos é contada em livro


Rudi Nodari e Rubens Facchini prestigiaram lançamento do livro. Foto: Marina Juvenardi

Jasc 50 anos – História de vencedores, um livro que sintetiza em 200 páginas a história dos Jogos Abertos de Santa Catarina desde a sua criação em 1960 por Arthur Schlösser. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (17) na Sociedade Bandeirante, em almoço promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – Acaert -, patrocinadora e executora do projeto.

Os jornalistas Valmor Fritsche e Marco Aurélio Gomes, com a consultoria do presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, J.B Telles, levaram adiante a idéia de contar episódios envolvendo não só atletas, treinadores e dirigentes, mas também jornalistas que ajudaram a fazer a história dos Jogos Abertos.

Diz a Acaert, em pequeno preâmbulo, que “esta obra nada mais é que uma homenagem a todos os desportistas que, com amor e desprendimento, ajudaram a criar os Jogos Abertos de Santa Catarina. E também àqueles que de uma forma ou de outra foram fundamentais na construção da nossa olimpíada barriga-verde, hoje a maior competição esportiva em Santa Catarina”.

E não foi fácil reconstruir essa história. Segundo os autores, a memória esportiva catarinense está praticamente perdida. “Nos valemos de arquivos particulares, com algumas peças, fotos, principalmente, algumas delas em estado lamentável”, explicou Marco Aurélio. De acordo com sua experiência e a de Valmor, se alguém não se preocupar em criar logo o museu do esporte, Santa Catarina daqui a pouco não terá como lembrar dos feitos dos seus atletas e do sucesso dos seus eventos.

A presidente da Acaert e ex-atleta de vôlei de Brusque e da Seleção catarinense na década de 70, Marise Westphal Hartke ficou emocionada ao lembrar os seus tempos de quadra e de Jogos Abertos, mas muito feliz com o lançamento do livro. “Felizmente conseguimos dar esse primeiro passo para a preservação da memória do nosso esporte. Mas tem que vir outros ou quantos forem necessários para contar toda a história dos Jogos Abertos.”

O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, também fez uma homenagem a personalidades que têm parte nessa história. Ele e o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, o brusquense Valdir Walendowsky, entregaram placas de agradecimento ao prefeito Paulo Eccel, a Elisa Schlösser Niehbur, filha de Arthur Schlösser, aos jornalistas Roberto Alves, Joel Nascimento, o Maceió, J.B Telles, e ao presidente da CCO, Marcelo Cavichiolo.

Nenhum comentário: