sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Duas gerações na arbitragem do basquete do Jasc


Depois de sucesso como atleta Bicão e o filho Renato apitam final do Jasc. Foto: Orlando Pereira

Na partida que decidiu o título do basquete feminino, na noite da última quarta-feira, em Brusque, além da disputa em quadra entre os eternos rivais Blumenau e Joinville, uma situação inusitada marcou o jogo embora tenha passado despercebida pela maioria dos atletas e do público. É que entre os árbitros que apitam a partida encontravam-se duas gerações de mesma família, o pai: Ariovaldo Carvalho, 52 ano, e o filho Renato Carvalho 27 anos.

Bicão como é conhecido no meio esportivo dividiu o espaço em quadra com filho e ainda com a árbitra nacional, Daniela Maffessoni. O trio comandou com tranqüilidade e competência a final do basquete feminino.

Antes de começar apitar, Bicão conquistou, em sete oportunidades, o troféu de campeão dos Jogos Abertos, sempre defendendo o time de Lages, para onde veio em 1982 e onde reside até hoje como professor de Educação Física. Já Renato, lageano de nascimento, atuou nas equipes de base do Colégio Diocesano, e interrompeu sua carreira de atleta para se dedicar aos estudos, e completou dois cursos superiores, o de Educação Física e o de Radiologia.

O “Bico”, como é chamado por seus colegas de arbitragem, começou no basquete com apenas 10 anos em sua terra natal, Osvaldo Cruz (SP), onde participava dos Jogos Escolares pelo Grupo Escolar Eliasar Braga. Daí, a defender o Clube das Bandeiras de Osvaldo Cruz na primeira divisão do basquete paulista foi questão de tempo.

A partir de 88, quando se afastou do quadro funcional da Fesporte, onde atuou como Integrador e Gerente Regional, se dedicou a arbitragem. Neste período, além dos jogos do Campeonato Estadual, já “apitou” em 18 edições dos Jasc, em jogos da Liga Nacional, em Jogos Abertos Brasileiros e em vários Campeonatos Brasileiros de divisões inferiores.

Já o “filhão” Renato, há dez anos se dedica ao apito. No início deste ano fez o curso da Federação Catarinense de Basquete onde alterou sua categoria de árbitro Regional para Nacional, e já atuou em duas oportunidades em Campeonatos Brasileiros.

Por: Álvaro Roberge - Central de Imprensa da Fesporte

Nenhum comentário: