sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UFSC terá primeiro curso superior de educação indígena

Pela primeira vez na história da educação catarinense será criado um curso de nível superior para habilitar pessoas que queiram lecionar nas escolas indígenas do Estado. A Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançam o edital do vestibular nesta sexta-feira (17), às 9h, na reitoria da universidade.

O curso estará voltado aos povos indígenas do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingang e Xokleng. A partir desta sexta, é possível consultar o edital. Todas as informações estão disponíveis nos sites da SED e da UFSC (www.vestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas).

As inscrições, gratuitas, serão realizadas entre os dias 28 de setembro e 27 de outubro, por meio do site da universidade. O vestibular acontecerá no dia 14 de novembro, das 12h às 17h. Além de enviar o requerimento de inscrição até às 23h59min do dia 27 de outubro, o candidato deverá também informar o nome da aldeia ou terra indígena onde pretende atuar.

As provas serão aplicadas em Florianópolis, no campus da UFSC, em José Boiteux, na Escola de Educação Básica (EEB) Clemente Pereira e em Xanxerê, na EEB Joaquim Nabuco. Haverá 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, dez de Língua Portuguesa e uma redação em Língua Indígena.

Para o próximo ano serão oferecidas 120 vagas, divididas em 40 para cada uma das três etnias. O curso terá duração de quatro anos, distribuídos em oito semestres, contendo 3.348 horas/aula. Pode se inscrever quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio.

O projeto é financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Estrutura

As aulas serão presenciais, com aulas na universidade e também na comunidade.

Enfoque

Território indígena, centrando na questão fundiária e ambiental no Bioma Mata Atlântica.

Habilitação

Ao se formar, o professor sairá habilitado em:

- Licenciatura da Infância - formação inicial para docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas indígenas;

- Licenciatura das Linguagens - com ênfase nas Línguas Indígenas;

- Licenciatura em Humanidades - com ênfase nos Direitos Indígenas,

- Licenciatura do Conhecimento Ambiental - com ênfase em Gestão Ambiental.

Para obter mais informações sobre o vestibular, telefone para: (48) 3721 4879/ (48) 3221-6359/ (48) 3214.7520

Nenhum comentário: