Pela primeira vez na história da educação catarinense será criado um curso de nível superior para habilitar pessoas que queiram lecionar nas escolas indígenas do Estado. A Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançam o edital do vestibular nesta sexta-feira (17), às 9h, na reitoria da universidade.
O curso estará voltado aos povos indígenas do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingang e Xokleng. A partir desta sexta, é possível consultar o edital. Todas as informações estão disponíveis nos sites da SED e da UFSC (www.vestibular2011.ufsc.br/licenciaturasindigenas).
As inscrições, gratuitas, serão realizadas entre os dias 28 de setembro e 27 de outubro, por meio do site da universidade. O vestibular acontecerá no dia 14 de novembro, das 12h às 17h. Além de enviar o requerimento de inscrição até às 23h59min do dia 27 de outubro, o candidato deverá também informar o nome da aldeia ou terra indígena onde pretende atuar.
As provas serão aplicadas em Florianópolis, no campus da UFSC, em José Boiteux, na Escola de Educação Básica (EEB) Clemente Pereira e em Xanxerê, na EEB Joaquim Nabuco. Haverá 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, dez de Língua Portuguesa e uma redação em Língua Indígena.
Para o próximo ano serão oferecidas 120 vagas, divididas em 40 para cada uma das três etnias. O curso terá duração de quatro anos, distribuídos em oito semestres, contendo 3.348 horas/aula. Pode se inscrever quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio.
O projeto é financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Estrutura
As aulas serão presenciais, com aulas na universidade e também na comunidade.
Enfoque
Território indígena, centrando na questão fundiária e ambiental no Bioma Mata Atlântica.
Habilitação
Ao se formar, o professor sairá habilitado em:
- Licenciatura da Infância - formação inicial para docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas indígenas;
- Licenciatura das Linguagens - com ênfase nas Línguas Indígenas;
- Licenciatura em Humanidades - com ênfase nos Direitos Indígenas,
- Licenciatura do Conhecimento Ambiental - com ênfase em Gestão Ambiental.
Para obter mais informações sobre o vestibular, telefone para: (48) 3721 4879/ (48) 3221-6359/ (48) 3214.7520
Nenhum comentário:
Postar um comentário