segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Presidente do TSE faz visita institucional ao TRESC


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, fez uma visita institucional ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina neste sábado (18) para acompanhar os preparativos finais para as Eleições 2010.

Lewandowski foi recepcionado pelo presidente e pelo vice-presidente do TRESC, respectivamente os desembargadores Newton Trisotto e Sérgio Torres Paladino, e se reuniu com os integrantes da Corte catarinense. Após agradecer à presença de todos e parabenizar o trabalho do TRESC, o presidente do TSE e os magistrados conversaram sobre questões relativas ao pleito.

Os assuntos mais comentados foram a exigência de dois documentos no momento da votação, sendo um deles o título eleitoral e outro um documento oficial com foto, e a campanha que a Justiça Eleitoral está realizando sobre a necessidade de os eleitores retirarem a 2ª via do título para que possam votar. "Quanto mais maciço for o comparecimento dos eleitores, mais legítimas serão as eleições", destacou Lewandowski.

Outras questões abordadas foram os presos provisórios e o incentivo aos eleitores para que levem no dia do pleito um papel com os números de seus candidatos, a "colinha", para evitar a formação de filas.

Depois do encontro, o presidente do TSE concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, na qual ressaltou novamente os trabalhos em Santa Catarina. "A Justiça Eleitoral do estado realmente é uma referência e tem sido extremamente cooperativa com o TSE". Ele acrescentou que já esteve presente em cerca de 15 tribunais regionais eleitorais para conhecer de perto a realidade de cada estado.

Lewandowski respondeu a perguntas sobre assuntos como: exigência dos dois documentos para votar; Lei da Ficha Limpa, que será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quarta (22); medidas de segurança para o pleito; e urna biométrica, que deverá alcançar todos os eleitores do país em 2017, segundo previsão dos técnicos do TSE.

Nenhum comentário: